quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

DANÇANDO PARA A VIDA



O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar abriga meninas que fazem parte de um grupo de danças liderado por Sueli Souza. Praticam dança contemporânea e do folclore brasileiro. São crianças de 10 a 14 anos, meninas paupérrimas que vêm de lares destruídos pela miséria e pelo vício. A dança vem mudando a relação delas com o corpo e com a vida. Praticam a dança e se autodescobrem.

Não usam sapatilhas de ponta, não fazem aquelas piruetas do balé clássico, suas roupinhas são feitas com retalhos de tecidos, papel ou materiais menos nobres. A professora Sueli é uma dessas pessoas essenciais na comunidade. Acredita que a expressão por meio do corpo melhora as pessoas. A dança fortalece músculos e articulações de garotas desnutridas que desabrocham para a vida quando descobrem que podem explorar as potencialidades do corpo, elevam a autoestima quando recebem os aplausos das pessoas, enfim, Sueli tem consciência de que seu trabalho tem um valor enorme para essas crianças e adolescentes. Por isso continua, mesmo sem quase nenhum apoio.


O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar faz questão de apoiar esse projeto social criado pela professora Sueli. Essas bailarinas invisíveis da periferia têm agora um espaço para ensaios e apresentações. Queremos levá-las para a TEIA 2010, o grande encontro dos Pontos de Cultura da Paraíba que será realizado em janeiro próximo, para tirá-las da quase invisibilidade. A intenção é divulgar, mostrar fora das comunidades os trabalhos que são feitos nelas. Por enquanto, o grupo de danças das meninas de Sueli Souza já está na pauta cultural de Itabaiana. Para isso serve o Ponto de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário