quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Receita para ser feliz: envelhecer


“A duração de nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado”. (Salmos 90:10)

A maioria das pessoas fica mais feliz quando envelhece, segundo um estudo americano que analisou o comportamento de idosos com mais de 70 anos de idade. Você concorda com isso?

Eu estou no limiar da chamada “melhor idade” e já posso analisar essa tese à luz de minha própria vida. Por exemplo, o estudo quer demonstrar que os idosos procuram aproveitar ao máximo o tempo que resta e sabem como evitar situações frustrantes e deprimentes. Tenho minhas dúvidas a respeito. E a angústia por saber que tem pouco tempo? Em algumas pessoas, isso causa um abalo psicológico tão grande que chegam a entregar os pontos, caem em depressão e esperam a morte sentados, ou deitados, sem se importar mais para a vida.

Diz que os jovens ficam de mau humor com maior frequência do que os velhos, os quais conseguem controlar e equilibrar melhor suas emoções. Por isso, a pesquisadora Laura Cartensen, da Universidade de Stanford, assegura que a velhice pode ser uma experiência extremamente positiva.

Tenho um amigo com mais de 70 anos que pinta os cabelos de acaju. Fica parecendo um homossexual decrépito, com a cara toda cheia de rugas. Nada contra os gays, jovens ou maduros. Com a liberdade que tenho com o camarada, um dia critiquei essa sua mania de parecer jovem pintando os cabelos. Não acho mesmo que fique bem nos homens. Ele respondeu que enquanto puder disfarçar a idade, vai faze-lo. “Vivo num país onde o preconceito etário é muito grande”, justifica.

Os mais velhos ainda têm contribuições importantes a fazer para a sociedade, isso é um fato. A sociedade é que não está preparada para respeitar os maduros. Vejam os direitos civis, que são cada vez mais ultrajados. Nós, os aposentados, por exemplo, somos roubados de forma clara desde o governo de FHC, e não temos nenhum movimento por parte da sociedade civil para defender essa classe de pessoas que não podem mais pressionar, pois não são mais capazes de fazer greve. A Câmara dos Deputados está analisando projeto de lei que garante reajuste para os aposentados de forma igualitária, como estabelece a Constituição. A base do governo Lula manobra para derrotar a proposta.

Não podemos ficar felizes com tamanha canalhice e falta de respeito com quem passou a vida toda trabalhando e contribuindo para a Previdência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário