segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Artesãos de Itabaiana terão feira permanente

Feira de cerâmica utilitária de Itabaiana em 1986

A mesma feira esvaziada, em 2002 - (Foto: Eduardo Pazera Jr.)

Os artesãos itabaianenses estão sendo convocados para discutir a implantação de uma feira permanente. A Sociedade Amigos da Rainha é quem está proporcionando essa possibilidade, por meio de convênio que está sendo costurado com o Banco do Brasil, através de ações relacionadas ao Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável, que dá apoio a atividades produtivas identificadas com vocações e potencialidades do Município.

A ideia é instalar a feira de artesanato no espaço do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar para funcionar todas as sextas-feiras, das 16 às 22 horas, com exposição de artesanato, comidas regionais e apresentações de artistas da terra. Os artistas apresentarão seus produtos em barracas padronizadas, instaladas em recinto fechado, com total segurança e infraestrutura. Para concretização do projeto, a ONG Sarvap - Sociedade Amigos da Rainha - já está em conversação com o gerente local do Banco do Brasil, Adriano Gadelha Trócoli, para iniciar as etapas de sensibilização, mobilização e capacitação dos artesãos que aceitem participar do projeto.

Segundo o gerente Adriano Trócoli, a idéia está dentro dos objetivos e metas do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável. Itabaiana é uma cidade conhecida pela excelência do seu artesanato, com artistas que exportam suas obras para todo o mundo, como é o caso de Nevinha da Cerâmica. O projeto contempla ainda a possibilidade de realização de palestras, cursos e capacitação para as pessoas envolvidas.

O Presidente da Sociedade Amigos da Rainha, jornalista Fábio Mozart, acredita que o projeto dará chances dos artistas aprimorarem seu trabalho e comercializarem em um espaço digno, com toda infraestrutura de divulgação e valorização dos produtos expostos. Para alguns artesãos já contatados, a ideia da feira é excelente e a expectativa é enorme em relação à aceitação dos produtos a serem comercializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário