domingo, 22 de novembro de 2009

Projeto Pedra de Toque


Existe a lenda da “pedra de toque”, que era uma pedrinha comum, mas podia transformar qualquer metal em ouro. Um homem passou a vida toda procurando a “pedra de toque” nas praias do Mar Morto. Ela era quente; o homem pegava uma pedrinha, sentia sua temperatura e a jogava ao mar. Depois de muitos anos repetindo essa operação, ele finalmente pegou uma pedra que estava quente, mas, levado pelo hábito, jogou-a ao mar!

No caso do Projeto Pedra de Toque, elaborado pela Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba - SARVAP, a pedra de toque tem a ver com cidadania. Trabalharemos com pedras, geralmente coloridas, a que chamam de mosaico, para formar mosaicistas, capacitando e integrando adolescentes pobres de Itabaiana no mundo das artes, ao mesmo tempo em que produzirão renda. Seria a “pedra de toque” de adolescentes que formarão, com essas pedrinhas soltas, “um mosaico de sobrevivência e de descobrimento de artistas”. Passar conhecimentos teóricos e práticos sobre essa arte e capacitar os jovens para gerenciar sua atividade, transformando-os em multiplicadores, é um meio de educação e promoção social.

Além de explorar, identificar e construir composições com mosaico, os alunos utilizarão no curso diferentes técnicas, formando painéis de solo e paredes ao mesmo tempo em que terão despertada sua sensibilidade e o prazer pela arte, construindo os conhecimentos e estimulando a criatividade.
O projeto tem o apoio do Ministério da Cultura através do Programa Cultura Viva, no patrocínio dos materiais que serão utilizados pelos alunos.

Estamos buscando parceria com outras instituições e empresas particulares para a obtenção das lajotas de cerâmica, que serão transformadas em obras de mosaico, além do pagamento de monitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário