quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Praça restaurada anima cultura de Itabaiana




Quem chegava a Itabaiana só tinha dois pontos turísticos para visitar: a ponte de Guarita e o alto do major Nonato. Hoje temos a Praça Epitácio Pessoa reformada como um novo centro cultural, um elemento urbanístico dotado de espaços e equipamentos como o teatro de arena e um bar temático em homenagem ao maior nome da música brasileira, o itabaianense Sivuca.

A praça, em design contemporâneo, já é o novo point da cidade, promovendo uma reconfiguração cultural, levando para o âmbito da cena pública manifestações de arte cênica, como as protagonizadas pelo Grupo de Teatro Cena Viva. Na última apresentação na praça, o grupo foi visto por mais de 300 pessoas, trazendo, sem dúvidas, um renascimento do interesse pela arte cênica, e isso é muito salutar para as novas gerações.

Ao promover a cultura e o entretenimento, o teatro de arena da Praça Epitácio Pessoa representa a ideia de um espaço que dialoga com movimentos culturais díspares. Tem espaço para exposição de artes plásticas, área de convivência, piano-bar, teatro de arena, enfim, um lugar que poderá exercer o papel de local para nossos visitantes conhecerem um pouco da movimentação cultural da cidade, suas expressões como os poetas e escritores, grupos teatrais e musicais. Esperamos que um Memorial de Sivuca venha a ser realmente implantado, com exposição de um acervo considerável do mestre.

O fato de termos a Praça Epitácio Pessoa cumprindo essa função de divulgação da nossa cultura vem se juntar à inauguração, no início de novembro, do Ponto de Cultura “Cantiga de Ninar”, uma parceria do Ministério da Cultura com a Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba. Os artistas locais serão prioridade no Ponto. Nosso primeiro passo é instalar um centro de multimídia, com estúdio de gravação de vídeo, ilha de edição e demais equipamentos destinados a documentar as ações do Ponto. A dinâmica será descentralizada, pois buscaremos realizar atividades dentro e fora do espaço físico, na Galeria Lins, no centro da cidade. A praça será palco de muitos eventos do Ponto de Cultura, e no calendário de atividades certamente o teatro terá destaque. Temos o Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, que na inauguração do Ponto de Cultura apresentará cenas da peça “ABC de Zé da Luz, o poeta do povão”. Enfim, esse equipamento quer se tornar referência em pesquisa, memória e formação da cultura itabaianense. Vontade para isso não falta à equipe.

Portanto, nossos votos para que a Praça Epitácio Pessoa se torne um sadio lugar de boemia e encontro das diversas atividades culturais que ocorrem na velha Itabaiana. Para os nossos conterrâneos que moram atualmente em outras cidades, aqui vai essa notícia alvissareira, com a esperança de que a praça e o Ponto de Cultura criem meios para receber um fluxo de visitação turística, fortalecendo a diversidade e valorizando a produção local, conquistando novos públicos e investindo nos estudantes. Nosso propósito é trabalhar diretamente com as escolas públicas do Município, levando os alunos a interagir com os projetos do Ponto, criando novas plateias para o cinema, o teatro, a literatura e outros segmentos, oferecendo espaço para a produção e difusão dos artistas locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário