quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O teatro em Itabaiana e outros fatos históricos


Romualdo atuando na peça "Acalanto de Joana, a louca" - 1989

Este é o título do livro que o Doutor Romualdo Palhano está finalizando, onde relata e reflete suas experiências no Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana – GETI – trupe onde o ilustre professor começou sua vivência nas artes cênicas. No final deste ano, ele estará em Itabaiana para pegar depoimentos de antigos companheiros que fizeram parte desse grupo teatral amador para o livro, que será publicado no começo de 2011.

Romualdo pede para que eu escreva o prefácio do seu livro, adiantando que possivelmente em janeiro próximo estará fazendo lançamento da obra "Fronteiras Entre o Palco e a Tela - Teatro na Paraíba - 1900 - 1916", resultado do seu Pós-Doutorado. Nesta obra há um capítulo sobre o "Teatro da União Dramática" do início do século XX que existiu na Rua 13 de Maio. Este teatro pertencia à União de Artistas e Operários de Itabaiana. Foi uma das primeiras experiências dramáticas em nossa terra.

Fico orgulhoso por fazer parte desse projeto literário/histórico do Mestre Romualdo Palhano, que por justiça será reconhecido como Cidadão Itabaianense pela Câmara local pelo seu empenho em divulgar nossa cultura. Somos cúmplices nessa missão de vida, que é de amar essa arte misteriosa e sedutora chamada teatro.

Esse competente professor, hoje na Universidade Federal do Amapá, informa que estará lançando seu segundo livro de poesias intitulado "Entre Parénthesis". É mais um poeta da terra de Zé da Luz, onde as pessoas vivem com o coração aquecido pelo afago lírico. Poeta polivalente que é, Romualdo não deixa por menos e lança seu livro no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, da Sociedade Amigos da Rainha, possivelmente em dezembro.

Quis o destino que o livro de Romualdo contando a história do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana saísse na época em que nossa trupe volta às atividades. Agora mesmo estamos ensaiando para relançar a peça “ABC de Zé da Luz, o poeta do povão”, de minha autoria, espetáculo cuja estréia se deu no lançamento do livro “O cancioneiro de Zé da Luz”, de Reginaldo Antonio de Oliveira, em 1979.

Louvemos a militância mais que brasileira, itabaianense, do Mestre Romualdo Palhano, um sujeito que cumpre sua missão de espalhar arte/cultura por onde vai, com dignidade e talento. Orgulho de Itabaiana, que deverá reconhecer seu valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário