domingo, 20 de julho de 2014

Maria Cigana é a madrinha do folguedo em Pilar


Maria Alves no "Alô comunidade"


O nome dela é Maria Alves, conhecida como Maria Cigana, uma senhora que tem orgulho de ser brincante de carnaval, boi de reis, quadrilha e o mais que a cultura popular contempla em sua comunidade. É da estirpe de dona Nair, uma senhora de 80 anos que faleceu no ano passado, criadora de um boi bumbá que ainda hoje dança nas ruas de Pilar de Zé Lins.
Entrevistei dona Maria ontem no programa “Alô comunidade”. Ela e os irmãos Joan e Andreia, da quadrilha Coronel Zé Lins. Povo gostadorzinho de preservar as manifestações culturais paraibanas. Considero gente desse tipo como de uma personalidade exemplar, porque não se deixa alienar pela cultura de massa advinda principalmente da televisão. Ameaçada pela diminuição da capacidade do povo de pensar por si próprio e preservar seus costumes, a cultura popular vem definhando.
Esse programa “Alô comunidade”, que comemora três anos no ar na Rádio Tabajara da Paraíba AM (1.110 KHZ), tem o propósito de quebrar essa lógica da indústria cultural e dar ressonância à voz de pessoas simples, artistas do povo que estão fora da máquina capitalista. De Pilar já esteve conosco o compadre Xorró, um cabra de 75 anos que é muito querido na comunidade pelo seu bom humor e talento de comediante, trazido pelo compadre Evanio Teixeira, rapaz do meio rural com inclinação natural para a atividade de jornalista, pérolas que eu vou descobrindo nesse universo do vale do rio Paraíba afora. Em Pilar conheci Del Pilar, um artista plástico surpreendente. Aliás, lá é o berço natal de um dos maiores escultores da Paraíba, meu considerado mestre Zaia.
Por tudo isso, tem valido a pena passar minhas tardes de sábado no estúdio da Rádio Tabajara, apresentando este programa que é o único no Brasil focado em comunicação comunitária e transmitido por uma rádio pública. Numa brincadeira, já são mais de dez rádios comunitárias que retransmitem o programa para um universo de cerca de 200 mil ouvintes em média, afora o público que acessa o áudio do programa nos blogs e páginas da internet onde é veiculado, a exemplo da Rádio Web Porto do Capim (www.radioportodocapim.com.br) que transmite o “Alô comunidade” em tempo real e reprisa as gravações durante toda semana, às 14 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário