terça-feira, 8 de julho de 2014

“Jaguaribe em pessoas”

Vista aérea do bairro de Jaguaribe, em João Pessoa

Meu compadre Pedro Osmar apareceu um dia em minha casa com o professor Idalmo da Silva a tiracolo, pretendendo fazer um documentário sobre o bairro de Jaguaribe, onde moramos. Já haviam filmado depoimentos do mendigo Chinelo, figura folclórica do bairro, o Bem-te-vi, dona Isabel, mãe de Pedro, o pessoal da esquina de Mereré e Humberto Coutinho, o Zumba, do bloco Piratas de Jaguaribe. Isso faz mais de oito anos. Já foram para o andar de cima Chinelo e Zumba, e nada de sair o filme de Pedro. Tou vendo a hora eu mesmo viajar para comer capim pela raiz sem ver o documentário sobre as figuras do lugar onde moro há mais de 14 anos, e que tem por título “Jaguaribe em pessoas”.

Conversando com Pedro Osmar, assumi o compromisso de levar o material para Jacinto Moreno, especialista em montar produções em vídeo. Imortalizar de vez o poeta, músico, artista plástico, agitador cultural e agora videasta Pedro Osmar, orgulho de Jaguaribe.
Aliás, Pedro é muito conhecido no bairro, as pessoas têm um carinho especial por essa figura. Se você observar bem, Pedro Osmar tem a cara de Jaguaribe: despojado, amigo, sem frescuras, sem enquadramentos banais de aparência. Pedro é um cara que, aparentemente, se parece com o sujeito comum, sendo que é um criador genial. Bermuda, camiseta, bolsa a tiracolo, barba emaranhada, chinelos, tez morena, enfim, Pedro tem tudo para ser uma figura suspeita perante a autoridade policial. Suspeito de que? Simplesmente suspeito. Pobre com cara de pobre e roupa de pobre é sempre suspeito.

Outro dia, faz tempo, eu estava bebendo no bar de Zé quando Pedro Osmar passou com seu andar apressado, sem olhar pros lados. Essa outra personagem de Jaguaribe, o velho Zé do bar, que já foi pro andar de cima sem ter prestado depoimento no filme de Pedro, assim comentou sobre o poeta:

--- Lá vai Pedro Osmar todo mequetrefe. Num ta vendo que eu não queria ser um cantor famoso, um cara inteligente, pra andar feito um flagelado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário