segunda-feira, 7 de julho de 2014

Carta do compadre Evanio


O compadre Antonio Costta negociou com a Secretaria de Educação de Pilar e vai, enfim, montar sua Feira de Literatura em outubro, na terra de José Lins do Rego, seu berço também. Outro compadre, este morador de Pilar e ativista cultural, o considerado Evanio Teixeira, enviou carta que passo adiante, sobre o tema.

Sobre o Festival de Letras de Pilar, é bom que se diga que  no ano passado, eu e um grupo de artistas tínhamos a ideia de se fazer uma feira literária, objetivando incentivar os artistas locais através da exposição de suas obras e artes de modo geral. Os artistas locais mantiveram a disposição para promover o evento, no entanto, esse interesse não foi recíproco por parte da Secretaria de Cultura, a qual disse não ser possível garantir a logística do evento.

Agora, finalmente foi anunciada a Feira. O temor é de que essa louvável iniciativa não seja extemporânea, não seja focada no momento político que viveremos em outubro, época do evento. Torço para que seja um evento democratizado entre os diversos segmentos culturais da nossa cidade. Torço para que não haja elitização e promoção de determinadas figuras, o que é praxe essa autopromoção. Espero que os novos e conhecidos artistas como Del Pilar, Rafael, uma promessa na literatura infanto-juvenil, Xorró, que mesmo não sendo letrado, é referência no folclore nas terras zelinianas, tenham lugar nessa feira. Por fim, quero mesmo que se abra para todos essa oportunidade, deixando de lado o velho conceito de que só quem tem cultura é a elite letrada, e que seja uma Feira de Literatura acessível aos dignos artistas pilarenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário