sábado, 26 de julho de 2014

Arnaud Costa com os irmãos maçons Professor Josa e Messias

Oitenta e seis anos de vivência. Na Maçonaria, chegou ao grau de Mestre, e ontem (26) recebeu o Diploma de Maçom Emérito da Loja Estrela de Araçá, de Mari. Este é o mestre Arnaud Costa, meu pai.

Sobre maçonaria, publiquei uma crônica há alguns anos. Eis a síntese das minhas aventuras maçônicas:

“Meu pai Arnaud Costa é Mestre Maçom e eu produzia o jornal MONITOR MAÇÔNICO. Confesso que não estava procurando crescimento espiritual nem nada. Apenas buscando ganhar uns trocados com a única coisa que sei fazer razoavelmente, que é escrever. Mas, quando passei a morar em João Pessoa, fui gentilmente informado pelos maçons que não poderia editar o jornal da Fraternidade sem ser um membro regular e fazer parte ativa da vida maçônica. Através do Maçom e escritor João Ribeiro Damasceno, entrei com o pedido de iniciação.

Mas, não cheguei a ser iniciado. O pior de tudo é que o mau êxito deveu-se a um motivo fútil e materialista: falta de grana. Para fazer a iniciação, deveria passar na tesouraria da Loja e deixar 500 mangos como uma espécie de “jóia”. No entanto, o quase futuro maçom estava mais duro que diamante. É a vida, que não dá nem empresta; não se comove nem se apieda. Deixei de pertencer ao Grande Oriente e entrar para a Academia Maçônica de Letras e Artes por não ter míseros 500 reais. Mas é isso mesmo, pobre não merece nem chegar perto dos “Segredos das Pirâmides”. No máximo, toma conhecimento de pequenos fuxicos da periferia”.

Arnaud e esposa, dona Iraci Marinho 

Solenidade de entrega do Diploma de Maçom Emérito




Nenhum comentário:

Postar um comentário