terça-feira, 18 de agosto de 2009

Amarrando cachorro com linguiça


Quando eu chego a Itabaiana, fico mais perdido do que calcinha em lua-de-mel. Não conheço mais ninguém, os bebinhos do meu tempo já foram, a maioria, foi tomar goró no andar de cima, de modo que foi com alegria que avistei Biu Penca Preta sentado num boteco no mercado público, dando cabo da primeira meiota do dia, uma cachaça chamada “juízo final”, aquele caxixi falsificado e devidamente batizado que você toma hoje e amanhã todos os seus pecados já terão sido pagos. Fui logo atacando:

− Mas Biu, tu só vive bebendo!

E ele, cínico:

− Eu vou fazer o quê? Só tem uma igreja, o resto é bodega...

Explicou que estava fazendo sua parte para evitar a famosa gripe do porco.

− Se apenas limpando as mãos com álcool elimina o risco do vírus da gripe, ingerindo bebida alcoólica então, ele nem chega perto!

Ele disse que pensou em parar de beber este ano. “Mas eu sou brasileiro, não desisto nunca!”. E o esporte que pratica? Joga sinuca.

− Porque o médico recomendou a caminhada diariamente, olhando para o verde...

Na qualidade de grande conhecedor de bebidas alcoólicas, Biu garante que já foi até entrevistado pela rádio comunitária “Vai à Força” a respeito do assunto, na cidade de Vitória de Santo Antão, lugar onde quase ninguém ouviu falar de aguardente. Ele foi entrevistado sobre cerveja. O locutor perguntou:

− Senhor Biu, cerveja mata?

− Sim, sobretudo se a pessoa for atingida por uma caixa de cerveja com garrafas cheias, precisamente num ponto equidistante entre a tábua do queixo e o cocuruto, por trás da raiz do chifre esquerdo.

Suando mais do que cerveja de anúncio, o locutor acochou outra pergunta:

− Senhor Biu, a cerveja causa dependência psicológica?

− Não, porque 89,7% dos psicólogos e psiquiatras entrevistados preferem uísque.

− Cerveja engorda?

−Não. Quem engorda é você.

− A cerveja causa diminuição da memória?

− Lembro não, ó!

Depois ele passou a dar pitaco em todo assunto da atualidade. Grande amigo e puxa-saco dos vereadores de Itabaiana, garantiu que “a Paraíba tem três senadores, mas se bater os três num liquidificador, não dá um copo de vereador itabaianense”.

− Tá decidido: eu, Severino Penca, enquanto pessoa, a nível de ser humano, não vou mais votar nessa mundiça. Só voto pra vereador de Itabaiana, que é tudo gente boa.

Garantiu que Obama disse a Zé Cobal: “esse cara é um cara do caralho!”. Foi na reunião da Cópula das Américas.

Na sequência, passou a falar mal de quase todo mundo, despejando sua ira santa e avinhada sobre um monte de coisas. Depois que Biu se espalha, pra juntar fica difícil. Só não fala de um tal de Som, que é seu patrão. Contou que tem uma delicada cidade aqui perto que obteve surpreendente marca, informada através de pesquisa do IBGE. Estima-se, com grande porcentagem de acerto, que veado nesse lugar é que nem bujão de gás: na casa que não tem um, tem dois.

Sobre a crise mundial, Biu disse que tá com a gota serena. Até os pais-de-santo estão tendo que se adaptar a esses novos e difíceis tempos. Segundo ele, pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Gaia e Estatística) revelou um aumento de 15% no preço do kit-despacho no último mês. Por causa disso, os babalorixás estão cortando drasticamente os custos. “Pra se ter uma idéia da situação, no seu último despacho, Pai Sandu, que tem um terreiro no Açude das Pedras, só usou meia galinha preta, um quartinho de Pitu e velinhas de festas de aniversário. Ele já adiantou: se a coisa piorar, vai ter que usar só dois dedos de Pitu e trocar a meia galinha por um tablete de Caldo Knorr”.

No fim, Biu contou sobre um amigo dele que é muito enjoado. Falando de mulher, o bicho saiu-se com essa:

− Compadre Biu, mulher é troço esquisito: não gosta de pescar, não gosta de futebol, não sabe contar piada, não toma uma cachacinha... Olhe, se não tivesse xoxota eu nem cumprimentava!

Piadas do tempo em que se amarrava cachorro com linguiça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário