terça-feira, 7 de outubro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Geralmente não saio de casa à noite, mas, domingo passado (05) fui ver a banda Vintage Glove na Usina Cultural Energisa. Muita troca e entrega entre palco e plateia. Um show acima da média no universo musical de João Pessoa. O rapaz com a guitarra, na foto, é meu filho Max Mozart, diretor musical da banda.

Encontrei um ex-colega ferroviário no supermercado. Depois de três minutos de fofoca, a pergunta inevitável: “O que estás fazendo?” “Consultoria”, eu disse. Ele não sabe, mas consultoria é quando você fica com vergonha de dizer que está aposentado em casa, sem fazer nada.

“Se eu não estivesse em contenção de despesas, alerta vermelho, top high five, a perigo, eu compraria um exemplar desse livro ‘Microcontos reiterados’, de Fábio Mozart e Wolhfagon Costa.” - (Alberto Farias, no Bluesky)

Quem se interessar, compra no portal do Sebo Cultural: https://lojasebocultural.com.br/?s=fabio+mozart

"O pobre tem três caminhos: a desgraça, a safadeza ou o estudo". (Zé Marques, motorista de táxi, citado por Petrônio Souto.)

Contada por Jerry Oliveira: “o sobrinho do meu amigo Zé Prado de Mombuca saiu candidato. Pense num cara antipetista! Muito antipetista. Levou ferro nas eleições e adivinha a quantidade de votos? 13 votos..."

"Esta é uma iniciativa que merece louvor e todo apoio. A equipe é de alto nível e de extrema dedicação às coisas da cultura." – (Jessier Quirino sobre a Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz no livro ‘Cantigas de despertar’)

Dez anos da morte de Antonio Rivaldo Alexandre, o popular Totinha, figura muito querida na cidade de Itabaiana. Ele tinha 53 anos e fez opção de lutar pela sua religião afro-descendente e pelo carnaval.

Totinha era Pai de Santo e carnavalesco da Escola de Samba Imperatriz, agremiação que desfila há 35 anos na cidade. “Minha vida é o carnaval e meus guias”, afirmou Totinha em depoimento no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em 2012.

Você bota juntos um vegetariano, um crente, um eleitor de Bolsonaro, outro de Lula. Como descobrir quem é quem? Não precisa porque eles vão te falar sem ninguém perguntar.

Você sabe que é pobre quando liga o chuveiro e a luz da casa pisca.

"A grande maioria do eleitorado não faz a mais vaga ideia do que seja esquerda e direita", avalia Renato Meirelles na TV Brasil. Acabaram com o ponta esquerda e o ponta direita no futebol.

Ando meio peripatético e escalafobético. Ando cheio de minhas próprias perfídias.

Li o livro “Um poema acontece”, de W. J. Solha, enquanto esperava ser atendido pela médica. Exatos 70 minutos. O habitual caleidoscópio de imagens/ideias poéticas históricas em mutação. Genial!

"A poesia não fala do que é, mas, do que poderia ser." - Aristóteles.

"Quando você vai arrumar o cabelo no vidro de um carro e depois descobre que tem gente dentro, é Satanás querendo te matar de vergonha. Tá amarrado em nome de Jesus!" - Irmã Zuleide.

“Em 2014, o deputado federal mais votado do Rio foi Jair Bolsonaro. E tem gente que acha que é o nordestino que não sabe votar." - Ancelmo Goes.

"Entre Cícero e Lucas, prefiro é dormir e acordar no domingo de carnaval". – (Américo, do Conjunto José Américo)

Vote num candidato que lute pelo seu direito de ser imbecil e cachaceiro.

Quem matou Odete da novela? Desconfia-se que foi uma dose de uísque engarrafado em Bayeux, Paraíba.

Bolsonaro certamente não foi o assassino de Odete Roitman, porque ele tá preso em casa. Tem um ótimo álibi.

"Eu já escrevi três livros. Ainda não tive tempo de ler, mas meus assessores garantem que são boas obras". (Ney Suassuna)

Quando eu morrer, evitem a vulgaridade e hipocrisia do velório.

"Na nossa sociedade, só os mortos são benquistos. Um morto não disputa, não exige, não critica nem atrapalha.” – Millôr Fernandes

Mas, todos estão liberados para mentirem positivamente a meu respeito.

"Ai, quem me dera uma feliz mentira que fosse uma verdade para mim!" - J. Dantas

Vamos mentir profilaticamente, caridosamente, humanitariamente, e não cruelmente, ferinamente, maliciosamente.

“Eu sei que tou bêbado, mas não gosto que ninguém diga. É um segredo meu...” – Ameba, o ébrio.

“Atitude sustentável de hoje: mais um dia sem tomar banho e sem lavar louça. Salvando a água do planeta”. (Ameba, o imundo)

“Se os opostos se atraem, cadê a pessoa bonita, inteligente, rica e legal atraída por mim?” – (Ameba, o indigno)

Pastor Pedânio vai fundar a Igreja Enriquecer em Cristo. Ao lado, abrirá uma loja de artigos religiosos e sex shopping gospel.

“Se você morasse na Índia, seria considerada sagrada e intocável”. - (Maciel pra Madame Preciosa)

“Se você fosse a última pessoa da terra, eu exigiria uma recontagem.” – Madame Preciosa para Maciel Caju.

“Queria mandar um beijo pra minha barriga que, ao contrário do dono, está evoluindo na vida”. (Ameba, o pançudo)

“Sou tão carente que levo desaforo pra casa só pra não passar a noite sozinho”. - (Ameba, o eremítico)

Eliza Virgínia defende que artistas gospel recebam auxílio para profissionais da cultura. Precisa reconhecer o valor dos atores que fingem incorporar o diabo nas igrejas pegue-pague. (Barata Press)

Sonsinho tem uma grande ideia: criar o mês de apenas 10 dias pra se adequar ao salário.

“Já matou seu inimigo hoje? Um assassinato imaginário por dia evita a necessidade de um psiquiatra”. – (Ameba, o criminoso virtual

Tijolinhos para Marcos Di Aurélio, leitor dos tijolinhos e amigo do rapaz da cerâmica. 

 

VERSO DO DIA


És precária e veloz, Felicidade.
Custas a vir e, quando vens, não te demoras.
Foste tu que ensinaste aos homens que havia tempo,
e, para te medir, se inventaram as horas.

Cecília Meireles

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário