quinta-feira, 30 de outubro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Na foto, três figuras que estão no meu livro “Artistas de Itabaiana”: ao centro, o maestro Josino Mendes, falecido recentemente, e à direita o ator Normando Reis. E o autor da obra, que sou eu, o Mister Barata Besta. Relançamento será no dia 28 de novembro, em Itabaiana.

Josino foi maestro, flautista e pianista, além de exímio violonista. Eu e Josino fomos adolescentes na Itabaiana dos anos 70. Por trás do vasto bigode, desenvolveu-se o religioso evangélico e músico dedicado.

Fomos paulatinamente espaçando nosso relacionamento porque eu, já naquela época, comecei a ser movido a álcool antes de inventarem o motor que funciona com este combustível.

Enquanto Josino ia para a igreja Batista cantar e tocar no coral regido pelo maestro Severiano, eu aprimorava meu estilo de vida hedonista e livre, angariando um conceito pouco lisonjeiro na cidade, frequentando com certa assiduidade os chamados lupanares, casa de rapariga para quem não sabe.

 Pois Josino é aquele que eu elegeria meu irmão, por escolha. Mas, aquele irmão mais velho, ajuizado, compreensivo e afetuoso. Um exemplo de vida, eu diria.

Morra de rir com a Rádio Barata no Ar. Garantimos velório alegre e barato”. (Funerária do Ameba)

"No fim dos tempos, o bem e o mal andarão de braços dados sobre as cinzas da cidade." - (Raul Seixas)

Estou preparando um livro de poemas curtos chamado "Anjo encouraçado". Glauco Mattoso abre o bicho: "A poesia é uma metralhadora na mão dum palhaço."

"A esperança será sempre um caminho de iluminuras, embora estejamos caminhando sobre navalhas" – (Li não sei onde e esqueci o nome do autor)

"Os ditadores militares tiveram que colocar censores nas redações para impedir publicação da verdade. Agora não precisa." - Jonas Valeriano

"Luiz Couto a gente sabe de que lado está. E de que lado sempre esteve. É um homem sério e comprometido com os direitos de todos. Desafio alguém aqui mostrar uma sacanagem dele. Uma patifaria. Uma atitude incoerente. Tem meu voto, minha admiração e meu respeito." -  (Ivaldo Gomes)

"Uma das funções do rádio é espalhar magia: nós não temos cara, temos vozes, e isso ajuda a incendiar o imaginário dos ouvintes. E esta rádio de hoje, coitada, não incendeia absolutamente nada, não provoca." - Antonio Sergio.

A 9 de Novembro de 1989 o Muro de Berlim começava a ser derrubado. Alemães, de leste e de ocidente, saíram à rua para destruir uma barreira que os separou durante 28 anos.

No Brasil, sonham em levantar um muro separando o Nordeste do restante do país.

Irmãos separatistas do sul/sudeste: Quando odeias uma pessoa, odeias qualquer coisa nela que é parte de ti próprio. Aquilo que não faz parte de nós não nos incomoda.

"Em nome dos 400 patriotas que morreram pela independência do Brasil na batalha do Riacho das Pedras, em Itabaiana, repudio o preconceito sulista contra a nação nordestina." - Manoel Sinhô.

Quem nasceu primeiro: a internet burra ou o internauta idiota?

"Salvo um ou outro zé mané que já nasceu de touca, todo menino, quando nasce, é nudista." - Stanislaw Ponte Preta.

O beijo na boca tem apenas 400 anos. O beijo grego vem desde 400 anos antes de Cristo.

O beijo romano era utilizado pelos romanos na Antiguidade. Era um beijo de cumprimento, que servia também como beijo de traição, como foi o de Judas.

O beijo de cheirar, ou osculum, era usado pelos maridos que podiam beijar a boca de suas esposas para verificar se não tinham consumido vinho, que era proibido para mulheres casadas na época e podia ser motivo de divórcio. 

O cheirinho é nordestino. Pode ser grafado “xero”. É um beijo cachorro da moléstia de bom! E no cangote, então! Arrepia as penas da graúna. Oxe, se aperreie não!  

O casal tailandês Ekkachai e Laksana Tiranarat passaram 58 horas e 35 minutos se beijando, batendo o recorde mundial de amor e resistência.

Deve-se evitar o beijo do Conde Drácula.

Sabe por que o mundo é uma porcaria? Porque ninguém se preocupa com coisas importantes como o beijo na periquita”. - Xico Sá.

Hoje, 30 de outubro, Dia Nacional de Prevenção do Cancro de Mama.

Também é dia do balconista e do comerciário. Como ex-balconista de farmácia aos dez anos de idade, parabenizo essa classe de trabalhadores e torço pelo fim da escala 6X1.

“A minha revolta com a escala 6x1 era para ser apenas um desabafo na rede social, mas tomou uma proporção surreal. Hoje tenho uma missão - defender por mais vida além do trabalho,” diz Rick Azevedo, defensor do movimento VAT (Vida Além do Trabalho) e ex-balconista de farmácia.

No massacre do Rio, as câmeras corporais dos policiais que participaram foram desligadas. O Governador é o responsável. O que acontece no Rio não é guerra, é massacre, chacina de civis.

"Todas as vias do Rio de Janeiro são liberadas, e prefeito afirma que cidade voltou ao normal".

"Moradores levam mais de 60 corpos à praça São Lucas, no Rio, no dia seguinte à operação que deixou 121 mortos."  Tudo normal...

“Como é que eu vou gritar: “Favela Vive”, se todo dia eu sei que ela chora?” (Matriarcak)

“Se rolassem operações atirando a esmo no Leblon, até o Luciano Huck ia botar fogo em ônibus pra protestar”. – Arnaldo Branco

Tinha mais drogas com o primo do Nikolas Ferreira do que o que foi apreendido na Penha e Alemão. Tinha mais armas na casa do Ronnie Lessa, amigo de Bolsonaro, do que o que foi apreendido na Penha e Alemão.

Tijolinhos envergonhados de hoje para a população do Rio de Janeiro que não merece isso. E quem não condena massacre, não faz parte da solução, faz parte do problema.

 

VERSO DO DIA

 

“Nana neném, que a bala vem pegar

De farda e coturno é a polícia militar

Homem armado, em cima do telhado

Que mata gente,

Mata a gente,

Mata gente preta com o aval do Estado.”

 

Matriarcak

Nenhum comentário:

Postar um comentário