segunda-feira, 6 de outubro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


O repórter Fábio Mozart entrevistando a Dra. Leniée Campos Maia, da Academia Solanense de Letras, médica especialista em levar alegria e conforto a crianças e famílias em hospitais e locais em situação de vulnerabilidade social, focando na humanização desses ambientes e usando a arte como forma de bem-estar. (Foto: Quelyno Souza)

Ela apresentou exposição fotográfica sobre seus projetos na IV Festa Literária de Solânea, Flisol, nos dias 2 e 3 de outubro.

As pessoas nem sempre são terríveis. De vez em quando podem cometer atos maravilhosos. Veja o caso dos jovens que fazem a Academia Solanense de Letras, organizando dois dias de festa literária (Flisol) com distribuição de livros, apresentações teatrais, música e brincantes do folclore na rua, tudo isso sem recursos, só com a fé no poder de transformação da cultura.

Talvez eu seja meio bobo, mas gosto dessa brincadeira de distribuir arte e cultura sem moderação e sem interesse outro que não seja o de despertar o belo nas novas gerações.

Levei cerca de 300 livros para Solânea, em nome da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz. Queria que muita gente lesse livros, investisse na maravilha que é entrar no mundo da leitura. Fico orgulhoso de que muitos conterrâneos tenham escrito bons livros, mas temos que acostumar as pessoas a lê-los.

Na Flisol foram oito escritores a lançar suas obras. Uma maravilha! Aplausos para gente igual a Djanira, Chicco Mello, Justin, Zé Francisco Zui e demais membros da Academia, doando seu tempo e seu esforço para criar eventos desse tipo.

Um salve especial para Chicco Mello, com sua gentileza, sua consciência, seu espírito cortês. Ele é poeta, ator, professor e agitador cultural.  

“Acreditar na arte como saída é acreditar na vida e em sua mudança”. – (Chicco Mello)

Em outubro de 2016, recebi documentos da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz que estavam com um amigo. Depois de 15 anos inativa, a Zé da Luz começou a emergir em Itabaiana para formar, junto com o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, a linha de frente da resistência cultural.

Depois de nove anos enfrentando a burocracia cartorial e fiscal, finalmente a Sociedade Zé da Luz volta a ser uma entidade com registro reconhecido.

Sociedade Zé da Luz foi considerada de utilidade pública em Itabaiana. Isso no recuado ano de 1979.

Atualmente, o publicitário Sérgio Ricardo Santos é o Presidente, com Das Dores, Fabiana Veloso, Fábio Mozart, Thiago Alves, Normando Reis e outros baluartes reerguendo a bandeira da cultura popular através da Sociedade Zé da Luz.

Ratinho Júnior conquista o coração dos empresários e Tarcísio de Freitas beija a mão contaminada com metanol político de Bolsonaro.

Hamas aceita plano de Trump e Israel comemora mandando mais bombas para Gaza.

O senhor Biu Camelo se queixa de que levou cangalha eleitoral. Candidato a vereador, só teve seu voto. Pediu divórcio da mulher.

"Ruim não é convencer o pobre de que ele vai se ferrar, seja quem for o governante. Duro é convencer as pessoas de que elas são pobres."  - Luiz Osório

Gosto se discute. Política se discute. Religião se discute. Quando acabam as discussões, alguma coisa está fora da ordem.

Cachorro também vai pro céu. Igreja católica distribui ‘ração benta’ no dia de São Francisco de Assis.

"Em Tambaba os meninos nascem nus". – Sonsinho

"Com honrosas e raríssimas exceções, o político brasileiro é conservador e canalha ao mesmo tempo." (Citado por Petrônio Souto)

O eleitor idem. (Complementa o poeta Nelson Nunes Farias)

"Se um povo só tem os governos que merece, quando vamos merecer não ter governo nenhum?" (Paul-Jean Toulet)

"As pessoas que sabem como dirigir o país estão todas ocupadas dirigindo Uber e cortando cabelo". (George Burns)

Entreouvido em João Pessoa: “É melhor votar num ladrão já comprovado e certificado do que em novato, amador sem muita prática.”

Em Igarassu, Pernambuco, tem um vereador perpétuo. É Santo Antonio. Acredite se quiser, se não se lasque! O santo casamenteiro é considerado vereador perpétuo pela Câmara de Igarassu em Pernambuco, por lei aprovada em 1951. Ele recebe um jetom anual, um salário mínimo que o santo gasta comprando pão pros pobres. É o único santo vereador no mundo!

Amigo meu trabalha para patrão que se dá ao feio vício da agiotagem. É bancário.

Antigamente os homens tratavam as mulheres com a deferência de um puxa-saco. Chamavam-se cavalheiros.

Beber cerveja reduz risco de Alzheimer, dizem estudos do Instituto Antarctica da Brahma.

Não sei porque cargas d’água se usa essa expressão “cargas d’água”.

“Como diria o Edir Macedo: ‘Templo é dinheiro!’ – Vavá da Luz

“Quando nada acontece, há um milagre que não estamos vendo”. Isso é do Guimarães Rosa, um sujeito definitivo na literatura de todos os tempos no Brasil.

“Se cada um recebe o que merece, quem escapará da chibata?”  - William Shakespeare

"Se os americanos tivessem colonizado o Brasil não existiria esse calor todo." – (Sonsinho, o meteorologista bolsonarista)

Maciel Caju comprou cinco exemplares do meu livro "Poemas malditos em prosa, verso, gesto e grito". Para dar aos amigos. Ele disse que é igual a pinto: gosta de espalhar cocô.

Está sendo cometido crime de lesa humanidade na Palestina.

"Amanhã de manhã, depois de escovar os dentes e lavar o rosto, olhe fixamente para o espelho. Talvez você enxergue o reflexo de um culpado". - Josias de Sousa

Tijolinhos para Bené Inocêncio Cloroquina, um bebinho raiz.

 

VERSO DO DIA

 

Criei

rios de automóveis

nos canyons entre os belos e altos

imóveis.

 

W. J. Solha

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário