sábado, 27 de setembro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Ativista cultural Clévia Paz, da região de Itabaiana, entrevistada no “Alô comunidade” deste sábado (27) na Rádio Tabajara, às 11 horas. https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/radio-fm

Clévia foi eleita em 25 de setembro para o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabaiana, juntamente com o poeta Wagner Lins, representantes da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz.

Crivella é condenado em R$ 100 mil por recolher quadrinho da Marvel com beijo gay por discriminação contra obras LGBT. Ex-prefeito do Rio de Janeiro foi condenado por danos morais coletivos; valor será destinado a políticas públicas de combate à discriminação por orientação sexual.

Leia esta notícia sob o ponto de vista da Barata Press: https://baratapress.com/bispo-e-condenado-por-condenar-beijo-gay-em-quadrinhos/

“O sistema eleitoral melhor é aquele em que não perguntamos "em quem você vai votar?" A pergunta deveria ser: " em que você vai votar ?" Em que proposta você vai votar. As pessoas  (os candidatos) viriam em segundo plano”. (Sosthenes Costa)

"Eu conheci Madame Preciosa antes dela ser virgem." - Sonsinho.

"Depois de morto, espero não ser importunado por parente querendo falar com meu espírito em mesa branca."- (Ameba, o obituarista)

O escritor que escreve às cegas pode ser um iluminado”, acredita o poeta itabaianense André Ricardo Aguiar. E quem lê às cegas, corre o risco de penetrar aleatoriamente no mistério das coisas, até, quem sabe, chegar a um grau de maravilhamento a ponto de viajar no pavão misterioso sem maiores perplexidades.

É por isso que serei sempre aprendiz, sendo que minha meta é aguçar a capacidade de ver mais o singelo e trivial com algum encantamento. Cuido mais do conteúdo, como bom leitor cego que acho que sou.

Tentei escrever sob fluxo de consciência. Só saiu barata no meu pensamento. Meu universo psicológico precisa de uma boa dedetização.

O cordel é uma arte que tem receitas. Sem o domínio de certas regras, não funciona. Como em toda forma artística, tem muita empulhação e produto ordinário por aí, mas, na forma, precisa seguir os preceitos da métrica e rima.

Depois de certa idade, a gente sente saudade até das aflições antigas. (João Batista de Brito)

Em 27 de setembro do ano passado, Rafinha Banana, da cidade São Bento, comprou um bolo no leilão por R$ 104 mil. Ele é candidato a vice-prefeito. O bolo é de banana com cheiro de alvejante.

"Sou a favor do ensino religioso nas escolas. Crianças devem aprender a fazer rituais pra os Orixás desde cedo". - (Ameba Ojuobá)

"Ao nascer, aproveite seu próprio umbigo e estrangule toda a equipe médica. É melhor não deixar testemunhas. Não vá se entusiasmar e matar sua mãe. Até mesmo supervilões precisam ter mães".  – (Joca Reiners Terron)

Ouvindo "Casa das Máquinas". Na época eu era jovem, tinha a vida toda pela frente. Que bosta, acabei ultrapassando a vida!

"Rock é um passarinho que já nasce voando sem asas" - Casa das Máquinas

Há oitenta e nove anos, Graciliano Ramos era preso, sob a vaga alegação de que seria “comunista”. Em carta a sua mulher, Heloísa Leite de Medeiros, da prisão, declara: “Estou resolvido a não me defender. Defender-me de quê? Tudo é comédia e, de qualquer maneira, eu seria um péssimo ator.”

Ricardo Coutinho apoiou o projeto de lei que municipalizava outorga de rádio comunitária em João Pessoa, quando era prefeito. Depois, as rádios comerciais contestaram na Justiça.

Quando eu e o companheiro Marcos Veloso fomos presos em 2002 por operar rádio comunitária sem licença do Governo, o então deputado Ricardo Coutinho foi o único parlamentar a enviar uma carta de solidariedade.

“Como militante do movimento de rádios livres e comunitárias, voto em Ricardo Coutinho. Um voto anarquista estratégico”. (João M. Sena)

O Deputado Luiz Couto sempre colocou seu mandato a serviço dos comunicadores populares. Comprava a briga no nível federal.

O então vereador Eduardo Fuba foi autor do projeto de lei municipalizando a concessão de rádio comunitária em João Pessoa.

Será que ainda pulsam a criatividade, vontades e desejos nas cabeças de minha juventude ou até isso foi suprimido? A geração Tik Tok tem a mente esvaziada pouco a pouco?

Não ouço falar de movimentos sociais e aquele caldo cultural das periferias, dos arrabaldes, tão rico e transformador, já não se tem notícia. Os caboclinhos do mestre Josa não dançam mais ao som do pífano de Mané Risadinha. Teremos salvação?

Recebi mensagens de compadres e comadres preocupados com a possibilidade de eu vender um rim para pagar as contas do empréstimo que não fiz ao Itaú.  “Pelo amor de Deus, não sacrifique um órgão tão importante, embora tenha dois. Seus amigos, entre os quais me encontro, tenho certeza que todos estão dispostos a lhe ajudar a sair desse sufoco”, acudiu uma comadre minha.

É tudo lorota, meus caros e minhas caríssimas! Não vou vender rim nem qualquer parte deste corpo velho. No máximo, posso ceder temporariamente a consciência, mesmo sem prestabilidade aparente.

O velho Leão está com uma virose de lascar, e com água no joelho, artrose, artrite nos dedos, bucho inchado e espinhela caída. Pense num velho acabadinho... Mas, ainda não vendi o rim. Nem os testículos, que dizem valer um milhão no mercado de órgãos.

Como eu sou uma pessoa de coração puro, vou relevar as agressões das pessoas que mandam mensagens detratando o velho Leão de guerra. Como pecador convicto de culpa, suplico o perdão desses nobres, que estabelecem a si mesmos como modelos de virtudes.

Você quer tirar desforra, se vingar, ajustar contas, retaliar, com seu espírito rancoroso está disposto à represália? Não faça isso. Aceite minha escusa, seja tolerante, vamos para o esquecimento e a reconciliação, me absolva, peço anistia, com a sua generosidade vamos quitar geral, pacificar os ânimos que a vida é breve.

Mas, anistia pra golpista, não!

Embora o cotidiano pareça cheio de absurdos, as perspectivas são boas no longo prazo. Até lá, todos estaremos mortos e felizes.

Valorosos tijolinhos para a produtora cultural Valeska Asfora.


VERSO DO DIA


A poesia viaja

Para um lugar distante

Leva com ela um amante

Que decidiu ir embora

Se despede nessa hora

Dizendo: volto outro dia

Que a sua alegria

Precisa ser renovada

Pra voltar sendo rimada

Por quem lhe fez fantasia.

 

F. Mozart

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário