quinta-feira, 22 de maio de 2014

TRIBUNA DO VALE comemora doze meses no ar



Eu classifico meu blog “Tribuna do Vale” como um jornalismo hiperlocal, de boa qualidade. Só publico matérias sobre as cidades do vale do Paraíba, sempre conteúdos originais. Procuro fazer o bom jornalismo em um desafio diário, construindo pautas sem nenhuma estrutura, com ajuda de poucos colaboradores, como meu compadre Evanio Teixeira, de Pilar, misto de Agente Comunitário de Saúde e repórter. Queria fazer um blog noticioso colaborativo, e estou neste caminho. Lá de Pilar, por exemplo, tenho sempre a ajuda de Andrea do Monte. Com eles eu comemoro um ano de Tribuna no ar, com 60 mil visualizações, esperando que novos atores venham se juntar a este projeto de jornalismo online responsável e cidadão. 

Duas linhas de pauta estão fora de nosso projeto: uma é a politicagem rasteira e panfletária. Nosso engajamento é com a notícia e suas vertentes, ouvindo sempre os dois lados da questão. Outra, que fatos violentos e escandalosos, a gente deixa para a imprensa que gosta de cuidar disso para fins promocionais. Não temos nenhum interesse econômico, não rola dinheiro nesse projeto, é só o prazer de fazer o bom jornalismo, cobrindo os fatos de interesse das comunidades com responsabilidade social. 

Com prazer, verificamos que o “Tribuna do Vale” tem pautado os blogs da região, os quais sempre nos dão o crédito devido. Saudamos a todos os companheiros blogueiros de Pilar, Itabaiana, Juripiranga, Mogeiro, Ingá, São Miguel de Taipu e Salgado de São Félix. Por não termos compromisso com nenhuma corrente política, publicamos o que é bom e o que funciona nessas cidades, também não escondemos o lado negativo. Por esta postura, já fomos chamados de “morcegos”, que mordem e assopram depois. Mas, é assim que tem que ser o verdadeiro jornalismo independente. 

O blog ia esquecendo de mencionar Ino Lucas, de Juripiranga, outro colaborador importante e sempre disponível. Vamos ver se completamos mais um ano no ar, como um veículo relevante no jornalismo online que se pratica no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário