terça-feira, 13 de maio de 2014

Artesã itabaianense recebe Prêmio Leonilla Almeida


A artesã Nevinha da Cerâmica, de Itabaiana, será um das mulheres a receber no Prêmio Lonilla Almeida, no dia 23 de maio, na Câmara Municipal. O Prêmio é concedido anualmente pela Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, mantenedora do Ponto de Cultura Cantiga de NInar.

Nevinha da Cerâmica é hoje uma artista consagrada no universo do artesanato paraibano, com suas peças de cerâmica utilitária e animais pré-históricos, inspirada no Vale dos Dinossauros no município de Souza, alto sertão da Paraíba. Seu trabalho é admirado em exposições, feiras e congressos no Brasil e no exterior.

O Prêmio Leonilla Almeida é entregue todos os anos a um grupo de mulheres que se destacam na vida social e cultural, com ações em defesa da dignidade do ser humano.

Além de Nevinha, neste ano o Prêmio será concedido à professora Joselita Félix, folclorista Jandira Lucena, professora Socorro Dias, Maria Auxiliadora e à radialista Clévia Paz.

Leonilla Almeida é uma itabaianense que lutou nos anos 30 por ideais socialistas e foi presa, juntamente com seu esposo Epifânio, pelo regime do Estado Novo de Getúlio Vargas. Confinada na Ilha Grande, Leonilla Almeida acabou como personagem do romance “Memórias do Cárcere”, de Graciliano Ramos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário