sábado, 10 de maio de 2014

Com a palavra, os jovens

Equipe da Escola Estadual Dr. Antonio Batista Santiago com os monitores do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, na oficina de audiovisual do 1º Festival de Vídeo Estudantil de Itabaiana, no dia 3 de maio. 

Neste mês de maio, aniversário da cidade de Itabaiana do Norte, o jornal Tribuna do Vale lança um projeto simples, mas interessante para dar voz aos estudantes da cidade, estabelecendo um canal por meio da mídia impressa com a juventude. Os estudantes terão um espaço mensal na publicação.

Partimos do princípio de que os jovens precisam expor suas ideias, têm o direito de serem ouvidos/lidos. Isso é um direito historicamente negligenciado pelos veículos de comunicação, talvez porque este segmento não tenha uma boa perspectiva no que se refere a faturamento, e por isso não costumam ser vistos e entendidos como cidadãos de direito que devem e podem opinar.

Todos, inclusive as crianças e jovens, deveriam ter direito a uma mídia de qualidade e o direito de ter espaços para divulgar o que pensam. Afinal, o que chama a atenção dessa garotada? O que incomoda? O que pensam sobre a cidade em que vivem?

Vamos iniciar com um grupo de rapazes e moças que estão fazendo uma oficina de audiovisual no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, os quais estão acompanhando a feitura do jornal, conhecendo o processo de produção da notícia e opinando, avaliando, dando seu recado. A edição de maio será histórica, porque, pela primeira vez, os estudantes serão protagonistas de um espaço midiático importante nesta cidade, com total liberdade de expressão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário