quinta-feira, 6 de junho de 2013

Duelo de viola e lançamento de cordel



Evanio Teixeira e eu, passando repertório
Toda vez que vou ao Ponto de Cultura Cantiga de Ninar é como quando acesso esse blog leonino: dispo-me de formalidades e falo aos amigos sobre nossas conspirações do bem, sempre envolvendo o fazer cultural e artístico.
Nesta quarta-feira de chuva, fui ao Ponto e lá recebi a visita do meu compadre Evanio Teixeira, de Pilar, que quando soube da notícia de que o velho Leão estaria em Itabaiana, arrumou uma moto emprestada e saiu desembestado pelo lamaçal que é a estrada Pilar/Itabaiana, um das piores rodovias da Paraíba. Chegou no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar com leveza e bom humor, apesar da lama, dos buracos e da chuva torrencial. Falou logo de sua disponibilidade para participar do processo de renovação editorial do “Tribuna do Vale”, um jornal imune à picaretagem , por isso mesmo vivendo em crise crônica. Depois, Evanio Teixeira pegou uma viola e começamos um dueto revelador. O que revelou essa zoada? Que eu ainda tenho dedos para empunhar a viola e fazer parte do grupo “Ganzá de Ouro” e que Evanio Teixeira toca feito gente grande.
Depois chegou o poeta Orlando Otávio com seu folheto sobre a VII Cavalgada da Integração João Duré, trazendo 40 camisas promocionais da Cavalgada para serem vendidas em benefício do Ponto de Cultura. O folheto vai ser distribuído durante o evento.
Antonio Marcos
Por fim, adentra ao gramado o professor Antonio Marcos com a ideia de fazermos um curso de cordel no Ponto de Cultura. Ele ensina português em vários colégios de Itabaiana, doido para ir diretamente às fontes populares e ensinar/aprender a arte da poesia popular nordestina. Os entendimentos para mais esse curso no Ponto começaram, e posso garantir que tem chance de acontecer.
Apenas uma coisa me tirou do sério: cortaram o fornecimento de água do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, pelo simples fato de que não foi paga a conta.
Sim, e aproveitei a presença dos pontistas para informar que não serei mais candidato à reeleição para Presidente da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, mantenedora do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Na hora feito caldo de cana, o pessoal já montou uma chapa para renovação da diretoria. Isso é que é bom. Chama-se democracia e alternância de poder. Não me furto, aliás, é um prazer continuar colaborando com o Ponto de Cultura, mas minha cota de sacrifício já foi dada. 
Orlando Otávio, Marinalva Dionísio e este locutor que vos fala
 
Orlando Otávio e a Musa
Namoraram uns instantes
Ela ajudou a contar
Evento dos mais tocantes
É a VII Cavalgada
Que dará sua arrancada
Em terras muito distantes.
 
Nesse folheto ele conta
A trajetória animada
Desde a terra Potiguar
De onde sai a Cavalgada
Até em Itabaiana
Com uma festa bacana
A aventura é encerrada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário