quarta-feira, 19 de junho de 2013

Caminhando e cantarolando uma canção alienante qualquer






Posso não parecer, mas já fui um caminhante protestante militante. Caminhei com os camponeses de Alagamar, no histórico quebra pau entre trabalhadores e os milicos no poder. Caminhei nas passeatas do antigo MDB pelas ruas de Itabaiana, chorando a morte de um populista que era o Lula daquela época, só que rico e latifundiário. Fui preso na ditadura por editar jornal de oposição e peguei no pau da bandeira do PT, fundei esse partido em Itabaiana e Mari. Tudo isso fiz caminhando, cantando, vibrando e sonhando que estava mudando o país. Não mudei nada, nem eu mesmo. O país continua essa piada, mas a exaltação quase patológica da juventude, essa emoção eu vivi, e valeu. Por isso olho com carinho essa moçada que está fazendo manifestações pelo país.

O Brasil continua no estado deprimente normal. Os jovens também não mudaram nada. O temperamento que leva todo moço ou moça a querer deslegitimar o poder, isso é eterno. Começa em casa. Depois dos 18 anos, os filhos vêm os pais como retardados ou alienados, atrasados, uns babacas caretas e reacionários. Eu estou adorando que esse ódio pelo chamado poder constituído tenha cozinhado seu caldo de cultura pelas redes sociais, desembocando nesse movimento que faz tremer o sistema. Bota pra torar, rapaziada!

De minha parte, não irei às passeatas, vestido de branco ou de amarelo, pintado de azul ou fantasiado de anarquista de boteco. Ficarei em casa vendo futebol e torcendo para o regime de opressão desabar. Pelo menos no recinto do meu lar, onde me impõem um regime de lascar o cu da baiana. Estou só à base de chás e caldinhos, numa dieta fela da putista para combater o colesterol, esse bandido reacionário que quer me lascar, entupindo meu tecido nervoso com gordura transgênica das multinacionais.

Louvo a maneira jovial de encarar essas lutas sociais, entretanto não sou mais soldado desse regimento. Perdi a crença nas bandeiras, hinos, palavras de ordem, sistemas de ideias, seitas, partidos e classes. O idealismo agora quer resgatar a “dignidade dos brasileiros, porque os principais pilares da cidadania estão carcomidos por negociatas de políticos e empresários sem escrúpulos”. Dizem que os valores mais caros para a nossa dignidade estão sendo mercantilizados. E sabe quem são os fela da putistas responsáveis por isso? Os mesmos caras que caminharam comigo nas passeatas do passado.

Um comentário:

  1. Fábio peço que conserte a materia no Tribuna e coloque os Nome dos Organizadores da Manifestação que será realizado em Itabaiana com Concentração na Praça Epitácio Pessoa, os Nomes:

    Organizadores, Flaviano Luna, Ranys Ribeiro, Kennedy Ramos, Alexandro Mendes, Thiago Master-Print e Sérgio Gondim.

    ResponderExcluir