quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O rock nasceu em Itabaiana do Norte (ou deveria ter nascido)


Todo mundo sabe que o melhor conjunto de rock do mundo foi o grupo inglês The Beatles, mas nem todos reconhecem que o segundo foi a famosa banda Os Brasas, da bucólica cidade Itabaiana do Norte. Esses intrépidos músicos faziam sucesso tocando o rock pop da época, começo dos anos 1970. É assim que se orgulham os itabaianenses  Santana, o baterista, Ivan, Brasinha (Zezinho Gonçalves) e Jurandir Medeiros,  que nas horas vagas contava dinheiro na agência local do Banco do Brasil.  Na guitarra solo, reinava absoluto o grande José Maria Almeida Filho.  E que ninguém venha a refutar essa afirmação porque  “o rio da minha terra é o rio com o qual tenho intimidade, portanto, o mais importante do mundo é o rio que corre ao lado de minha cidade”, numa versão livre e forçada da famosa frase do português Fernando Pessoa.

Pelo menos para mim, na época garoto deslumbrado pelos acordes inebriantes dos cabeludos de Liverpool, o conjunto Os Brasas era o máximo. Tanto que meu sonho era tocar nessa banda, mas, tímido feito rato de fava, menino integrante de uma classe social imediatamente inferior aos componentes do grupo musical, jamais me aproximei dos caras. Terminei tocando violão nos lupanares e botecos mal afamados, tendo como empresário o meu compadre Biu Penca Preta Cabeça de Navio. Minha carreira artística, portanto, não poderia ter a mínima possibilidade de dar certo.

Quem informa é o exímio guitarrista Zé Maria Filho: o baterista Santana, que na vida civil era balconista da Casa Almeida, morreu precocemente; Ivan e Brasinha moram em João Pessoa e Jurandir Medeiros continua com seu senso de itabaianidade intacto, tanto que nunca saiu daqui, vive em Itabaiana onde se aposentou. 

Minha saudação aos gloriosos rapazes do conjunto Os Brasas. Lembro que tinha um crooner, o Werber Veloso, filho do afamado causídico Dr. Veloso. Era também guitarrista e bom de gogó. Desse Werber nunca mais ouvi falar.

4 comentários:

  1. REPORTAGEM PLAUSÍVEL DE MINHA ESTIRPE. REMINISCÊNCIA INEFÁVEL!...

    ResponderExcluir
  2. Eles arrasavam, e ver os ensaios na casa de Toinho de Lourdes Almeida, depois tocando no Itabaiana Club. rsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Muito legal mesmo, lembro dos ensaios e quando tocavam nas matinês do Itabaiana Club.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Fábio você rebuscar essa rel[iquia de História e Arte Musical da nossa Itabaiana. Jurandi Pereira

    ResponderExcluir