terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Biu do Vasco e do carnaval


Biu do Vasco ensaiando a escola de samba


Esse é o Biu do Vasco, desportista e carnavalesco de Itabaiana, lendário sambista, mestre de bateria, figurinista e produtor da Escola de Samba Imperadores do Ritmo. Esse rapaz já fez pelo carnaval e pelo futebol da cidade muito mais do que muitos prefeitos. Cabe citá-lo com reverência quando se trata de cultura popular na terra de Biu da Rabeca, lugar de ótimos artistas e péssimos administradores. 

Por ser pobre, é visto com desconfiança. Mas são fortes as raízes do Biu na sua comunidade. Devido a isso, consegue juntar uns trocados, pedindo no comércio, e bota sua escola de samba todos os anos na rua. Biu é descendente direto de figuras como Dolfo e seu irmão Índio, patronos do futebol e do carnaval, lutadores pelas nossas melhores tradições no esporte, fundadores e mantenedores do glorioso União Sport Clube e da Escola de Samba.
A negligência do chamado poder público no fomento à criação e acesso à cultura popular dá lugar a esses heróis da resistência. Sem pessoas como Biu do Vasco e outros tantos abnegados, nosso carnaval de rua seria apenas lembrança.  Pela tenacidade de figuras como o mestre Zé Leiteiro, já falecido, e outros mestres de bois, caboclinhos e troças, os reais construtores do nosso carnaval, ainda temos um carnaval de rua que se preza.

Tão importante quanto o trabalho de Biu no carnaval é seu desempenho na preparação de novos atletas de futebol. Uma historinha: meu irmão mais novo, Lavoisier, aos dezessete anos era a maior revelação juvenil do time de Biu do Vasco. Ótimo meia-direita, recebeu convite de um empresário para jogar no futebol da Suécia. Minha mãe não aprovou a carreira futebolística de Lavoisier que acabou tornando-se pastor protestante. O futebol perdeu um craque e a igreja ganhou um pregador. Ainda hoje Biu lembra de Lavoisier e seu futebol, lamentando os muros que a fé de minha mãe ergueu entre o estrelato da bola e seu antigo pupilo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário