segunda-feira, 31 de maio de 2010

Orlando Otávio é o “cara” do Ponto de Cultura


Meu estimado amigo e parceiro de batucada no “Ganzá de Ouro”, o poeta Orlando Otávio é o “cara” e a cara do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Ele é o “cara” porque atualmente está na mídia e na moda, com novo livro na praça, o maior sucesso literário em Itabaiana depois da Bíblia Sagrada. E é a cara do Ponto porque defende nosso patrimônio cultural, se apresenta como um genuíno artista da terra, além de trabalhar com a diversidade cultural, escrevendo livros, gravando canções, tocando seu pandeiro e compondo música.

Esse artista multifacetado é dono de um talento especial, que é o de cativar as pessoas. Agora é um criador muito mais amadurecido e, provavelmente, tal como muitos outros artistas, ainda procura pelo seu grande desafio artístico.

Orlando é autor da música “Carta ao mestre Sivuca”, classificada no Festival de Música Popular de Pombal no ano passado. Ele defendeu sua música com grande receptividade do público, e foi para a final. Na noite do encerramento do Festival, quando Orlando já se preparava para cantar sua canção, eis que uma trovoada disparou forte descarga elétrica, queimando todo o equipamento. Foi embora a energia e com ela a final do Festival, que até hoje não teve um vencedor. Para mim, o vencedor foi Orlando Otávio com sua canção positiva, de glorificação ao gênio de Sivuca, transmitindo as melhores emoções aos paraibanos.

Forrozeiro, compositor popular e, hoje, cada vez mais escritor, Orlando Otávio vem, desde pelo menos os anos 90, marcando decisivamente seu espaço, às vezes com guinadas surpreendentes. É com ele que estou tramando um projeto de gravar CD do “Ganzá de Ouro”, com o melhor da música de raiz nordestina e paraibana. Não duvidem da capacidade de realização do Orlando nem de minha pertinácia.

Orlando é um itabaianense que gosta de cultivar seu passado e tem orgulho de sua terra. Por lá nasceram e se formaram gênios como Sivuca e Vladimir de Carvalho. Orlando é um escritor que personifica melhor o espírito de altivez do itabaianense pelo seu passado de riqueza cultural e material, quando Itabaiana já foi considerada “centro literário” da Paraíba. Tivemos jornal diário e até uma revista. O livro de Orlando Otávio, “Itabaiana – seus valores e seus amores”, trata de um passado mais recente, um lastro de histórias e versos sobre nossos conterrâneos da geração 50, com a genealogia dos primos de Campo Grande. Merece ser lido especialmente pelos de minha geração, como um salutar exercício de lembranças de experiências já vividas; reminiscência de uma época boa que deixou saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário