terça-feira, 7 de outubro de 2014

O coreto ainda vive escondido no subsolo da reminiscência popular

Galera do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar fazendo seresta no coreto centenário de Itabaiana

O coreto de Itabaiana merecia retumbantes comemorações pelo seu centenário, neste 2014. Mas, é perfeitamente compreensível que a gente se defronte com a triste realidade da ausência de nossa banda filarmônica, irmã de alma do velho coreto, aquele conjunto que emprestava vida à pracinha com as retretas domingueiras, a banda que levava a cultura musical para a juventude. Os tempos são outros, poucos são os engajados na defesa de nossas tradições, novas e estúpidas são as opções estéticas e artísticas do povo. Um ou outro gato pingado ainda respira com a ambição de construir a própria identidade local, na terra que viu nascer Sivuca, Ratinho, Artur Fumaça, Vladimir Carvalho e Zé da Luz.

Alguns desses apaixonados e militantes pela cultura de sua aldeia estão no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Entre eles o ator e arte educador Edglês Gonçalves, o violonista e artesão Rosival, o artista gráfico Adilson Adalberto, o compositor Orlando Otávio e o maestro Josino Mendes. Eles e demais pontistas se incorporaram ao centenário do coreto. Como não poderia deixar de ser, é com música que a galera ocupa o coreto. Já fizeram recitais e saraus, a dizer que nosso coreto permanece vivo, agora sem os concertos, festas e romarias, mas ainda acolhendo seus artistas.

No Ponto, a galera mostra-se ativa, produzindo, articulando-se com as cidades vizinhas, avidamente desejando mostrar seu trabalho e seu valor. Tem gente nossa trabalhando em Pilar, Juripiranga e Salgado de São Félix. No dia 14 de outubro, é a Orquestra de Violões que vai tocar em evento público em Pilar. Juripiranga ganha aulas de teatro do ator Edglês, e assim estamos presentes no cenário local e regional. Vejo que o pessoal passa a direcionar um olhar mais estético e histórico sobre esse patrimônio tão valioso que é nosso coreto. Ele é o símbolo maior da cultura dessa bonita cidade. Precisa de restauro e de consideração.





Nenhum comentário:

Postar um comentário