segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Gracias a la vida


Foto de 1998, eu na ponte sobre o rio Paraíba, no lugar Entroncamento, município de Cruz do Espírito Santo na Paraíba do Norte. Meditando sobre a grandeza do rio e sua fragilidade na frente da ganância dos homens. Rio tapado, rio sugado, espremido, corrompido, poluído.

A suprema verdade das coisas será revelada a todos, no final. Ninguém muda a natureza impunemente. Para justificar o injustificável, certas “autoridades” tentam manejar projetos de leis oportunistas, para a exploração da areia do nosso rio.

Angústia de meia dúzia de pessoas que têm consciência do valor histórico, cultural e econômico do rio, além de seu supremo interesse para o ecossistema da região. Vereadora Rosane Almeida, de Itabaiana, é uma dessas pessoas. Seu grito parou a tentativa da Câmara local votar projeto de lei abrindo as portas do rio para os empresários de Pernambuco.

Se Deus existe, Ele responderá ao labor de gente dessa natureza, que não tem medo de defender essas causas tão essenciais para a humanidade. Interromper a cena escabrosa de entrega do nosso patrimônio natural é um ato de heroísmo, porque as forças contrárias, o poder do capital, são poderosos. Sua opção pela vida a faz crescer em meu conceito, senhora vereadora Rosane. O povo, mesmo sem saber, quer seu rio como sempre foi, quer rebanho e lavoura, quer piaba e capim, quer pescaria e banho saudável, quer suspirar e dizer, como diz o camponês no Uruguai e o pescador no Peru, o lenhador no Chile e o ribeirinho na Paraíba: “Gracias a la vida”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário