quinta-feira, 27 de março de 2014

Vocês que são poetas que se entendam

Fernando Pessoa
O segundo vídeo de Marcos Veloso tem por título “Tenho em mim todos os sonhos do mundo”, onde ele faz um trabalho de captura de frases do poeta português Fernando Pessoa, em situações de relacionamento de jovens. Não vi ainda o filme, estou apenas no plano das informações do autor que está entusiasmado com seu próprio trabalho. Mesmo sem ver, já inscrevi o vídeo na ª Teia PB, que é o encontro de Pontos de Cultura da Paraíba, dias 10, 11 e 12  de abril, na serra campinense.

O título do vídeo de Veloso lembra outra frase poética, do Carlos Drummond de Andrade: “Tenho apenas duas mãos e todo o sentimento do mundo”. Outra poeta, Mariana Schmidt, prefere escrever a frase completa de Pessoa: “Tenho em mim todos os sonhos do mundo”. Imitação de pensamento alheio? Plágio? Ao desvelar com palavras os atos, sentimentos e gestos profundos e cotidianos da vida, os poetas acabam por se encontrar na mesma esquina do indecifrado e indefinível, mesmo que para alguns seja apenas imitação.  


Persistem dúvidas se Augusto dos Anjos se inspirou em D. Pedro II para elaborar o clássico soneto “Versos íntimos”. O conteúdo importa menos do que a forma, nesses casos. A ideia da pessoa que dá patadas no seu benfeitor é velha como a humanidade. O que se sobressai é a forma como se esboça isso através da nada inculta e muito bela flor do Lácio, instrumento de trabalho dos poetas, incluindo aqueles que trabalham no campo da prosa, como o inigualável João Guimarães Rosa dos grandes sertões. 

Um comentário:

  1. A poesia é doce,acaricia nossa alma com palavras...Viva aos poetas..."A mão que afaga é a mesma que apedreja".(Augusto dos Anjos).

    ResponderExcluir