segunda-feira, 3 de março de 2014

Audiovisual do patrimônio imaterial de Itabaiana do Norte

Boi Mister Bomba bombando no carnaval de Itabaiana, terra de muita tradição de cultura popular

Tenho um projeto chamado “Itabaiana, terra de bamba”. Pretendo iniciar depois do carnaval. O projeto tem uma premissa simples: Gravar em vídeo depoimentos de artistas locais, divididos em mestres do ofício (pessoas ligadas a alguma atividade ligada ao artesanato, artes plásticas) e artistas ligados à música e à poesia. O resultado é um audiovisual para ser divulgado na internet e para produção de um DVD.

Quero contar com meu compadre Luciano Marinho, Secretário de Cultura da cidade, pessoa interessada em mostrar o talento dos nossos artistas, e ainda com a técnica de Jacinto Moreno, Rosival Silva e Marcos Veloso. O DVD é um complemento audiovisual do meu livro “Artistas de Itabaiana”, que será lançado em maio, durante a semana de aniversário de Itabaiana do Norte. (Sim, foi adiado o lançamento que será em 17 de maio, provavelmente).

O projeto “Itabaiana, terra de bamba” tem como meta, através de documentação videográfica, tornar visível as riquezas culturais existentes no município. Itabaiana do Norte é pródiga em mestres das mais variadas artes. Temos um gênio sanfoneiro, outro destacado artista das artes visuais reconhecido na Europa, o que é considerado responsável pelo moderno cinema documentário, aquele que atravessou o oceano para beber na fonte da Mãe África, o pós-doutor em teatro, formado nas melhores escolas cubanas e a ceramista cujo trabalho atinge também as fronteiras do mundo. Exemplos não faltam da genialidade do artista aqui nascido. A esses nomes consagrados, juntam-se os artistas populares, alguns de projeção nacional, como o Ratinho da melhor dupla sertaneja da história de nossa música, outros esquecidos, os que não alcançaram visibilidade, nem por isso menos dotados de altíssimo grau de capacidade criadora. 

Um comentário:

  1. Lindo o seu trabalho.Continue...não pare nunca! Faça com que o povo perceba o valor da sua gente!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir