segunda-feira, 24 de março de 2014

Enquanto uns choram, outros vendem lenços

 
O velho Leão diante das contas, imaginando como driblar a inadimplência
Já dizia meu compadre poeta e naturalista professor Ivaldo Gomes, do alto de sua sabedoria iogue. Nosso projeto Ponto de Cultura Cantiga de Ninar continua com sentimentos, descobertas, certezas e medos. As contas chegam regularmente todos os meses, os números nos atrapalham, mas pra que serve a inventiva, a imaginação criadora e a capacidade de sonhar? Agora mesmo estamos botando bomba d’água no cacimbão para evitar as contas da cagepa e ampliando o quadro de sócios. Uma equipe de coordenadores do Ponto está em visita aos amigos, os que confessam simpatia pelo projeto.

Apesar das imensas dificuldades, ainda não está na hora de parar. Pelo contrário, vamos investir cerca de 3 mil reais na compra de duas tendas para nossa área externa. Espaço para as oficinas e ensaios de dança e teatro. Minha promessa comigo mesmo e com os companheiros da equipe é de inaugurar as tendas no dia 31 de maio, ocasião em que lançarei o livro “Artistas de Itabaiana”. Enquanto tiver vontade de aprender por parte dos jovens da comunidade que frequentam nossos projetos culturais, não vai faltar esforço para manter o espaço onde trabalhamos, precário, mas um lugar digno onde mantemos atividades regulares, formando novas gerações de músicos, atores, artesãos e leitores, onde muitos talentos anônimos se revelam nas oficinas de formação.


Esse esforço para iluminar algumas mentes jovens é um pingo no oceano de nossas deficiências educacionais e culturais, mas o conhecimento é como o fogo de Deus, inscrito nas tábuas de Moisés: ninguém toma, ninguém desfaz. E ilumina muitas léguas adiante. Sim, tem as contas para pagar, mas sem dificuldades a vida não tem graça.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário