quarta-feira, 19 de março de 2014

ETC & ETC





Há quase 40 anos, o Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana teve a fantasia de democratizar o teatro e investir na cultura popular nordestina e formação de plateias. Essa história está contada no livro “O Teatro na terra de Zé da Luz - Da União Dramática ao GETI", do Dr. Romualdo Palhano. Exemplares à venda na Biblioteca Comunitária Arnaud Costa, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.


O prefeito de Santa Rita, um tal Reginaldo, resolveu desmoralizar a promotora da cidade que quer mais transparência do seu governo na terra dos canaviais. Disse que era formado na Universidade de Sorbonne, na França, enquanto a professora tirou seu curso de advogada em Marcos Moura, um distrito podre de Santa Rita. Primeiro vem o preconceito do tal Reginaldo em relação aos seus munícipes, depois é bom que se restaure a verdade: não existe Universidade de Sorbonne. Foi extinta em 1968 depois da rebelião estudantil que abalou Paris. 

“No fim, tudo dá certo. Se não deu certo, é porque ainda não chegou no fim” – Frase de Fernando Sabino, que atribui ao seu pai. Eu já usei essa frase, dando crédito a outra pessoa. A frase é tão legal que todo mundo quer ser o autor. Minha mãe dizia: “se não tem remédio, remediado está”. É que nossos pais são sábios e nós somos sabiás. 

No fim, tudo dá certo. O fim é a morte, e após morrer tudo está certo. A morte apaga os problemas. Se tem, não importa mais. Mesmo assim, aquela madame queimou suas fotos eróticas com medo de morrer de repente e ter descoberta sua vida íntima. 

“Do jeito que as coisas vão indo, com tanta violência e licenciosidade, daqui a pouco só fumantes, delinquentes e petistas vão andar pelas ruas das grandes cidades do Brasil.” Essa foi um petista irônico que me passou. 

A canção “Caminhando e cantando”, de Geraldo Vandré, virou hino contra a ditadura e saiu de moda com a democracia. Ameaça voltar com a ameaça de grupos de extrema direita querendo fazer passeata pela volta da ditadura. Esse país vive eternamente nesse desconforto de ir e voltar sem chegar a lugar algum. 

O plural de barzinho é barezinhos? 

Terminei de produzir o livro “Artistas de Itabaiana”. Meu compadre Romualdo Palhano acaba de mandar para a gráfica seu último livro, “Itabaiana em fatos e fotos”. É muito material sobre a história da terra do grande maestro Sivuca. Mas, da quantidade sai a qualidade. Restaurar a memória fotográfica de um lugar é recordar e se emocionar. Fotografias são vestígios, restos visíveis de uma história intangível. 

Marcos Veloso acaba de produzir um curta metragem sobre a poesia de Fernando Pessoa, poeta e escritor português, nascido em Lisboa. Pessoa é considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa e da literatura universal. Veloso vai lançar o filme em Itabaiana, durante o 1º Festival de Vídeo Estudantil promovido pelo Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.

“Viver não é necessário; o que é necessário é criar.” – Fernando Sabino

“Haja ou não deuses, deles somos servos.” – Também Fernando Sabino.

Devido à minha proeminente barriga, amigo meu disse que eu era Dom Quixote no corpo de Sancho Pança. Por favor, não ria, isso não é uma história engraçada. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário