quinta-feira, 6 de março de 2014

ARTISTAS DE ITABAIANA – Socorro Costa

Maria do Socorro Costa, poeta e jornalista de Itabaiana, já falecida. Era prima do poeta matuto Zé da Luz. Ficou conhecida como incentivadora da cultura popular em sua cidade, criadora do famoso jornal “O Gafanhoto”, que circulava nas festas da padroeira, Nossa Senhora da Conceição.

“Parques de diversões enchiam de alegria e emoção a meninada, com seus balanços, rodas gigantes, carrosséis, destacando-se o carrossel de Pocidônio, empurrado manualmente pelos robustos trabalhadores do ferreiro-empresário. Barracas de prendas, cachorro-quente, sorvete, pipocas, roletes e outras guloseimas completavam as atrações da festa.

De forma singular e toda especial, na festa da Padroeira, o destaque maior era o jornal “O Gafanhoto”, redigido, durante mais de uma década, pela sua fundadora Maria do Socorro Costa. O humorismo que difundia, a alegria que espalhava, a verve sadia e o entusiasmo contagiante do periódico de quatro páginas pontilhavam como ingredientes necessários e indispensáveis ao êxito da festa.

Socorro Costa está entre as dezenas de mulheres, damas itabaianenses que, em épocas passadas e não muito remotas, serviram com inteligência e sabedoria, competência e determinação à Rainha do Vale, emprestando a sua cultura e os seus talentos aos interesses da comunidade.

Socorro Costa foi uma poeta apaixonada, uma jornalista brilhante e vigorosa. Foi vereadora, tendo exercido, na gestão do Dr. Odon de Sá, a Tesouraria da Prefeitura.

Escritora fidalga, a ilustre confreira Socorro Costa foi uma itabaianense ilustre, merecedora de nossa mais sincera homenagem.” (Arnaud Costa in “Confissões Esparsas de um Rábula”)

(Do livro ARTISTAS DE ITABAIANA, de Fábio Mozart)

Um comentário:

  1. grande SOCORRO COSTA, mais q merecida homenagem...parabéns ARNAUD COSTA e filho Fábio Mozart...voltei ao passado com essas palavras...ITABAIANA...SAUDADES!!!!!

    ResponderExcluir