terça-feira, 10 de setembro de 2013

Artista de Itabaiana será personagem de livro histórico em Minas Gerais



Este é Fernando Brandão, mineiro de Belo Horizonte, escritor e mágico profissional.  Ele esta elaborando um projeto de resgate dos mágicos antigos que atuaram em Minas, material que será transformado em livro. Um dos personagens desse livro é meu tio, o Professor Kaltos, fundador da Associação dos Mágicos Mineiros na década de 50.

Fernando Brandão escreveu para a Toca do Leão pedindo mais dados sobre Mister Kaltos, que na “vida civil” assinava Luiz Marinho de Mello, natural de Itabaiana, Paraíba, um dos maiores ilusionistas do seu tempo, tendo trabalhado nos maiores circos da America do Sul. 

Mister Kaltos tambem está biografado no meu livro “Artistas de Itabaiana”, a ser publicado sob a chancela da Secretaria Estadual de Cultura – Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, FIC.

Professor Kaltos ganhou o mundo com seus números incríveis de prestidigitação e grandes ilusões, trabalhando nos maiores circos do continente americano. Ele foi o aprimorador do histórico truque da mala moscovita, reunindo todo o mistério do Oriente e os mais bem guardados segredos da magia.

Meu tio deixou comigo seus livros de mágica e equipamentos, na esperança de que eu seguisse a carreira de mágico. Sem vocação, acabei por doar os livros a um mágico de São Paulo. A encomenda jamais chegou ao destino, sumiu misteriosamente, mágica atribuída aos Correios. Os aparelhos foram vendidos a um mágico daqui da Paraíba. Do Professor Kaltos restou a lembrança nos anais dos mágicos mineiros, por exemplo, e o respeito e admiração da nova geração desses fascinantes e encantadores artistas, a exemplo de Fernando Brandão. 

O velho Fabinho só aprendeu o truque de sobreviver com salário de aposentado, e ainda fica rindo do tempo, que ninguém nunca vai saber dos segredos mágicos das estripulias do destino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário