sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A legítima seresta está voltando




Estamos em campanha para arrecadar fundos para a construção da cobertura da área externa do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Tem gente bondosa e consciente do valor do trabalho feito naquela Ong e que sempre colabora, a exemplo do Dr. José Pacheco, um dos nossos mantenedores. No mais, é sacrifício em cima de privações financeiras para cobrir gastos com aluguel, energia, material de expediente, transporte e estada de oficineiros, instrumentos musicais e manutenção geral do prédio histórico que nos serve de sede, na rua Coronel Firmino Rodrigues, 107, na velha Itabaiana do Norte.

Tem gente que acredita no homem e na bondade humana. Eu creio nisso, sabendo que é mais complicado acreditarmos no homem do que em Deus que tem muitas faces: amor, razão, mistério, fé ou natureza. A humanidade, não; a gente toca, sente, vê de perto sua face que geralmente é assustadora. Por exemplo, tem muita gente na nossa cidade que não dá o mínimo crédito ao trabalho dos artistas realizado no Ponto de Cultura. Uns por puro preconceito, outros por inveja, alguns por simples ignorância. Boatos rolam na cidade de que recebemos muita grana dos cofres públicos. É triste e desalentador saber disso, quando somos a única organização não governamental que publica religiosamente e mensalmente nossos balancetes financeiros, abertos, transparentes como água da fonte pura da honradez, própria dos que fazem aquela instituição cultural.  Ninguém acredita que tiramos dinheiro do próprio bolso para cobrir buracos no nosso modesto orçamento. É devido à cultura brasileira de não enxergar decência em atos de solidariedade e amor ao próximo. Sempre tem a desconfiança de que, por trás, há motivos torpes e interesseiros.  

Mas, voltemos ao assunto desse papo de hoje, que é o encontro das gerações, ideia do cantor Lucas Martins, ele mesmo representante do talento dos novos. Agora fazendo parte da diretoria do Ponto de Cultura, Lucas propõe que se faça um evento festivo para arrecadar fundos para o Ponto de Cultura, reunindo seresteiros da velha guarda e intérpretes jovens. A primeira dupla já surgiu: eu e o próprio Lucas iremos cantar e tocar jóias do cancioneiro popular numa noite especial de MPB finíssima, reunindo amigos ao luar, no Ponto de Cultura. A data ainda não foi definida, mas deve ser em outubro.  Certamente nossos holofotes iluminarão o cantor e compositor Orlando Otávio, o violonista Vital Alves e outros valores artísticos itabaianenses.

Aguardem que a legítima seresta está voltando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário