terça-feira, 30 de dezembro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 

FOTO MEMÓRIA – Em 2018, entrevistei o mais antigo radiodifusor comunitário da Paraíba, João Theotônio, seu Theo (in memoriam), então com 90 anos. Ele botou no ar uma rádio na década de 1950 na Usina de Açúcar São João, no município de Santa Rita, onde foi discotecário, locutor, apresentador, ator de rádio e noticiarista. Achando pouco, fundou um grupo teatral e trabalhava como uma espécie de animador cultural da comunidade.

Quando eu nasci, seu Theo já mexia com rádio comunitária e teatro amador.

A entrevista de seu Theo se deu no programa “Alô comunidade”, da Rádio Tabajara AM, já extinta. Seu Theo também “saiu da vida para entrar na história”, parodiando Getúlio Vargas.

A previsão era de que a terra não passaria do ano 2050 por causa das mudanças climáticas. Acho que estavam sendo otimistas. 

Voltando ao Silvinei Vasques e sua audácia de querer enganar os paraguaios com falsificações. Logo no Paraguai! Senhor Silvinei, respeita a história dos manos!

Melhor seria se ele saísse de peruca e calcinha pra disfarçar, como fez aquele pastor.

Todo lugarejo, por mais mínimo que seja, tem sempre um “Bar do Zé”.
E além do bar, tem sempre um campinho de futebol, uma igrejinha católica e um templo evangélico. No sítio Entroncamento só não tinha igreja de crente.

É assim em Sobragi, em Cotegipe, em Lagoinha, em Buriti das Mulatas, em Cachoeira Escura, em Entroncamento na Paraíba. Não estão no mapa, mas têm seus encantos.

Entroncamento é onde fica a antiga estação ferroviária Paula Cavalcanti, hoje abandonada. Trabalhei como radiotelegrafista por lá nos anos 90.

Conheço petista de direita e bolsonarista de esquerda. São raros, mas existem.

Piada do Sensacionalista em 2023: “Queda do preço dos alimentos no Brasil faz bolsonarista ir à Argentina comprar comida mais cara em protesto. (Sensacionalista)

Se tiverem uma prece, uma boa energia, pensamento positivo, por favor, não direcionem pra mim. Sou adepto da expectativa reversa.

Orei a Zeus, o deus grego da chuva, e choveu! Orei também a Huracán, deus maia da natureza. Choveu! Aliás, esse deus maia foi quem provocou a Grande Inundação, depois que os primeiros homens enfureceram os deuses.

Huracán supostamente viveu nas neblinas sobre as águas torrenciais e repetiu "terra" até que a terra emergiu dos oceanos. Seria um Noé mais consequente.

Em Bananeiras, temos o túnel da serra da Viração, como um monumento à estupidez dos nossos governantes que deixaram a ferrovia do brejo morrer. Um túnel que não leva a lugar algum, a não ser ao nosso passado lírico.

Em 2012 eu projetei ler "Guerra e Paz". Os dois volumes somam 2.528 páginas. Jamais li.

"É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre." - (Carlos Drummond de Andrade)

A popular Cigana Sulamita afirmou que "nunca o Brasil chegou num buraco tão fundo como vocês vão presenciar já nos primeiros meses de 2026".

A Cigana leu isso no tarot e baralho cigano sobre o futuro do país. De acordo com ela, as visões são conduzidas por orientação espiritual. Madame Preciosa discorda das previsões de Sulamita.

Para Preciosa, em 2026 a vida do brasileiro será melhor. Ela se baseia nas cartas do tarot e em pesquisa que diz que 69% dos brasileiros acreditam que sua vida pessoal será melhor em 2026, um salto de 9 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

60% avaliam que o país como um todo terá melhorias, contra apenas 47% no fim de 2024.

O otimismo é mais forte entre mulheres, nordestinos e pessoas de menor renda, indicando expectativa de inclusão social.

Nem precisa consultar os astros. No Nordeste, especialmente em estados como Paraíba, há expectativa de crescimento em turismo e infraestrutura, fortalecendo economias locais.

Na verdade, a Cigana Sulamita falou foi de desastres naturais, como chuvas "torrenciais e devastadores" já no início do ano. São as tais previsões previsíveis.

O advogado rábula Sonsinho explicou que usufruto é o direito real da pessoa comer as mangas do quintal do vizinho sem pedir permissão. 

Por falar nele, Ameba ligou o dia todo sem que Sonsinho atendesse. “Não atendi porque tava esperando sua ligação e não queria ocupar o aparelho”, explicou o maluco.

No domingo (28) o bombeiro militar Derivaldo do Nascimento Santos, de 47 anos, foi assassinado durante uma suposta tentativa de assalto em uma localidade conhecida como Inhauá, na zona rural de Sapé, na região da Zona da Mata.

Ele reagiu, matou um dos suspeitos e acabou falecendo. Era meu confrade na Academia Sapeense de Letras, Artes e Ciência. Pêsames aos familiares.

O pernil de ano novo tá custando R$ 20. Sem tempero e com osso. O de vitelo custa R$ 120.

Passar o ano novo dormindo e acordar sem ressaca: não tem preço.

Um amigo disse que utilizar IA é cafona e acarreta muitas problemáticas.

Li o livro de Ailton Krenak, emprestado por Dalmo de Xangô. Uma frase forte dele: “O capitalismo requer crescimento infinito em um sistema finito. Na biologia celular, chamamos isso de câncer”.

Minhas sandálias Havaianas estão em fim de missão e ninguém me deu um par de presente neste fim de ano.

"O Estado-guerra se materializou em toda a sua brutalidade. De mãos dadas com o poder farmacológico, impôs as medidas mais indispensáveis de controle social". (Santiago López Petit)

O cantor João Gomes é formado em técnico em agropecuária no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, em Petrolina. Ele agradeceu a Lula e disse que vai repetir o voto no seu conterrâneo.

Eu também.

Brigitte Bardot era a Regina Duarte da França. Racista, antigênero e antifeminista. Morreu, tá perdoada.

Ela lutava pelos direitos dos animais e condenava os muçulmanos.

Tijolinhos para o poeta Joan Saulo, de Pilar.

 

VERSO DO DIA

 

Sou dia que vem,

és dia que passa;

Aves Marias

cheias de farsa.

 

Joan Saulo do Monte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário