segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART


FOTO MEMÓRIA - Fábio Mozart e as mulheres ganhadoras do Prêmio Leonilla Almeida 2012, em Itabaiana.

Em 2013, a Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz prestou homenagem a Margarete Lígia Bandeira, filha do escrivão Zequinha Bandeira, já falecido, com o Prêmio Leonilla Almeida, em reconhecimento ao seu trabalho na luta pela preservação da memória cultural da cidade.

Substituímos o Leonilla Almeida pelo Prêmio Violeta Formiga. Estamos selecionando mulheres dignas de receber a comenda, a ser entregue em janeiro de 2026, no cinquentenário da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz.

O motorista do deputado pastor Sóstenes é um exemplo de dedicação. Fatura milhões em sua distribuidora de bebidas, mas dirige quase de graça para o deputado. Ainda existe gente boa no mundo.

“Além de motorista, ele é um empresário de sucesso”, disse o tal pastor Sóstenes, com a cara mais lisa do que bunda de santo.

O deputado Carlos Jordy, da bancada bolsonarista, pegou grana para um projeto que foi assinado por um homem já falecido. Assinatura foi psicografada pela Madame Preciosa.

Pastor Sóstenes, o líder do PL, não só é um bolsonarista corrupto de mão cheia, como também é autor do PL do Estupro (dando pena maior para quem abortasse do que  pra estupradores e feminicidas).

Em 2022, ele matou uma idosa no trânsito. Só quem perdoa esse ungido é o Pastor Pedânio, da Igreja Jesus Salva e a Cannabis Cura.

“Obrigado, pastor Sóstenes, por nos ensinar a guardar bem nosso dinheirinho, longe dos perigos dos bancos. Todos podem te odiar, mas eu te amo!” – Pastor Pedânio.

Ganhei uma cesta de Natal do Sindicato dos Ferroviários. Gratos, companheiros, por lembrar dos velhinhos aposentados. Há doze anos eles nos fazem essa gentileza 

Manchete de blog de Itabaiana: “Itabaianense se elege suplente do Conselho Estadual de Cultura”.

Suplentes são candidatos não eleitos. Mesmo assim, eu mesmo comemorei a vaga de suplente em recente concurso literário. O importante é a autovalorização.

Estados Unidos roubam dois navios da Venezuela. Pirata velho Donald Trump promete roubar tudo até o final de 2026.

Colômbia e Cuba condenam novo roubo de petroleiro venezuelano pelos Estados Unidos. Brasil faz cara de paisagem.

Madame Preciosa promete botar esse ladrão americano na gira de Tranca Rua.

Melancolia de fim de ano bateu no preso Jair, porque seu capital político está se diluindo.

Flávio Bolsonaro usou truque de IA para fazer propaganda de sua candidatura a Presidente. Na foto falsa, aparece a família do cantor de forró Josildo Sá, falando mal de Lula.

O truque se chama “deepface”, técnica que permite alterar um vídeo ou foto com ajuda de inteligência artificial. O forrozeiro ficou indignado com a exposição de uma senhora de 90 anos. Patifaria e bandidagem com a marca Bolsonaro.

Meu compadre Ameba sofre ainda hoje por causa do seu nome. O nome da fera é Adegesto. Com um nome desses, o apelido de Ameba soa bem! O pai dele foi batizado como Antonio Morrendo das Dores.

"Vou para a fila do SUS, mesmo sem estar doente. Provável que, até ser atendido, esteja sofrendo de algum mal."  - (Ameba, o precavido)

“Permaneço fiel às minhas origens, filho de Deus, sobrinho de Satã.” – Zé Ramalho no LP “Made in PB”, de 1968.

Qual a diferença da Madame Preciosa pra uma galinha? A galinha não reclama que tá gorda.

"Lição primeira: Quem acreditou piamente não pode piar." - Millôr Fernandes.

“O que é a poesia, senão a bela inutilidade?” – Xico Sá.

Encontro de prefeitos. O uísque era 12 anos, a acompanhante um pouco mais velha. A conta foi para o FPM.

Não esquecer que somos passageiros e tripulantes deste mesmo navio cheio de buracos no casco e com o motor rateando.

"Se eu fosse médium, anteveria a morte de certos elementos e anunciaria, só pra ver o cabra agoniado".  - (Ameba, o médium espírito de porco)

Blogueiros reinventam a imprensa. Fazem até a verdadeira reforma ortográfica: escrevem como se fala.

Aquela madame católica e conservadora, na rede social: "Quando Bolsonaro era presidente não fazia esse calor!"

"O tempo tá mais abafado do que o caso do Banco Master" - (Ameba, o provocador)

"A mão que aplaude é a mesma que vaia". – Sonsinho

Eu não disse? A sina do Vasco é ser vice! 

"O céu está simplesmente um arraso essa noite. Tem Órion, tem Pégaso, tem Cão Maior, tem Auriga. Só falta o Cão Menor que tá preso em Brasília." – (Madame Preciosa, a debochada)

Se você acha feio o nome de sua cidade, saiba que no Rio Grande do Norte tem uma cidade chamada Coronel João Pessoa. Aliás, faz aniversário em 18 de dezembro.

O nome é uma referência a João Pessoa de Albuquerque, potiguar nascido em São Miguel e que já exerceu a função de coronel da guarda nacional, agricultor e negociante, presidente da Intendência (1911-1913) e deputado Constituinte. Antes, o lugarejo se chamava Baixio Nazaré.

Apesar do poder coercitivo do sistema que sempre pretende controlar a galera, a gente ainda acredita em propostas não oficiais de cultura, ocupando espaços onde der, nesse corpo-a-corpo maluco feito minha mania de levar livros para espaços públicos, na esperança de que as pessoas venham a ler.

Todo ditador calça quarenta e usa quepe. No Brasil o ditador Getúlio Vargas proibiu o filme de Chaplin sobre Hitler, por considerar que "denegria as forças armadas".

“Hugo Motta é um covarde e boneco de babau do STF”, diz Delegado Ramagem, expulso do Congresso por covardia contra a democracia.

Tese do Ameba: O ano devia acabar de repente, sem data certa, do nada. Todo mundo sabendo quando acaba, pessoal fica inventando muita confraternização, só pra comer e beber de graça na casa dos outros e receber presentes.

“Comprovado: ler os Tijolinhos do Mozart de manhãzinha fortalece a imunidade e reduz o estresse”. – (Dr. Penico Branco)

Tijolinhos dedicados ao município de Fagundes, que comemora aniversário hoje.


VERSO DO DIA

 

Se somos desafiados,

A lâmina logo afia,

Controlando nosso instinto

No instante que arrepia.

Estar no mando da mente

Será o vital agente

A decidir o bom dia.

 

Sílvio Feitosa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário