quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Ponto de Cultura Cantiga de Ninar terá livro sobre atividades culturais

O ativista cultural Fábio Mozart anunciou que lançará um livro sobre as atividades do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, de Itabaiana, nos sete anos de produção cultural no município. Com o título de “Ponto de Cultura, uma cantiga de alma leve”, o livro mostra as ações desenvolvidas nas áreas de teatro, música, biblioteca, artesanato, cinema e eventos educacionais como oficinas de robótica e grafite.
Ainda para 2016, o “Cantiga de Ninar” planeja a produção do documentário “A lista de Irene”, sobre os quarenta anos de fundação do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, com roteiro de Fábio Mozart e direção de Marcos Veloso. “O objetivo do livro e do documentário é de divulgar o trabalho que é realizado pela Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba”, disse Mozart. “Esse município tem uma história muito rica, cheia de cultura e conhecimento, e nós, que fizemos parte daquela geração que concebeu o GETI e todas as manifestações culturais das décadas de 70/80, nos sentimos no dever de não deixar que tudo isso seja esquecido”, declarou Marcos Veloso.

Em 2009, a entidade se transformou em Ponto de Cultura, através de convênio com o Ministério da Cultora. Cantiga de Ninar na Rua é título de uma peça teatral montada pelo Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana em 1999, para discutir o tema da violência contra os jovens e o abandono das crianças no Brasil. A peça ficou mais de sete anos em cartaz. Acabou batizando o Ponto.


“Acreditávamos numa cultura viva para um Brasil vivo. Ainda acreditamos, apesar deste momento/acidente. Neste livro, uma exposição de nossas ações durante esses sete anos como Ponto de Cultura, matérias postadas no blog. Em 2016, a entidade comemora 40 anos de atuação na cidade. Este livro quer destacar o esforço da comunidade pobre fazendo arte e construindo dignidade”, finalizou Fábio Mozart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário