quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Sobre almas, traças, livros e ciranda

Poeta André Ricardo
Estou envolvido com dois eventos para março, e já convidando os compadres e as comadres. Ocorre que ocorrerá a entrega do Prêmio Leonilla Almeida no dia 8 de março, homenagem anual que o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar presta às mulheres que tenham se destacado por suas ações em favor da coletividade e que influenciaram a vida de pessoas pertencentes a grupos vulneráveis da sociedade, ou que, através da arte, contribuíram para a valorização da cultura regional.  Neste ano, decidimos realizar o evento na cidade de Pilar, por dois motivos básicos: intenção de replicar em outras praças o que fazemos em Itabaiana deste 2009 e, também, porque na cidade Itabaiana do Norte nos faltou o apoio necessário para bancar uma infraestrutura mínima.
Dito isto e sem mais mi mi mi, escolhidas as figuras que receberão a homenagem pelo seu valor como pessoa humana dedicada ao bem comum, sou grato ao nobre confrade Evanio Teixeira, que estará presente como poeta da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, à amiga Andrea Ramos, ao companheiro Wilton Pontual e demais pilarenses envolvidos, na presunção de alguma utilidade para sua terra esse reconhecimento dos valores humanos da terra de José Lins do Rego, Zezita Matos, Frutuoso Chaves e Manoel Xudu, iguais a dona Odete Cirandeira, uma das homenageadas.

O outro evento é o Encontro das Traças com o Sarau das Almas, provavelmente no dia 18 de março no Café Cultural Sivuca, em Itabaiana. O encontro das traças é uma feira de livros produzida pelo poeta André Ricardo em João Pessoa. Em Itabaiana, será suavizada pela música e pela poesia da galera do Sarau das Almas. Feira de troca de livros a gente já realiza, através do Núcleo de Literatura do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Desta vez, um dos melhores poetas do seu tempo, André Ricardo, vai lançar seus livros e declamar seus versos, junto com o poeta Sander Lee e os demais cordelistas.

Para mim, será um prazer receber pessoas que também se dedicam, com paixão, a essa coisa de espalhar livros, cuidar de livros e montar experimentos voltados para a valorização da leitura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário