terça-feira, 2 de setembro de 2014

QUEM LÊ MEU LIVRO


Marcos Oliveira é Major do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, advogado e morador em Brás do Pina, Rio. Viu meu livro “Artistas de Itabaiana” pela internet, mandou buscar e acaba de ler.

Como é incrível esse negócio de internet, né não compadre? É seguramente a maior revolução comunicacional da humanidade. O sujeito mora nos cafundós de Judas, no interiorzão do Brasilzão, lança um livreto sobre a realidade local, faz menção disso na grande rede e um rapaz lá da antiga Capital Federal se interessa pelo produto, manda buscar pelos meios digitais, lê, aprova o trabalho e manda a prova fotográfica do seu ato. 

Esse tipo de leitor representa uma honraria para mim. O livro foi escrito especialmente para as pessoas que nasceram ou moram em Itabaiana do Norte, porque é uma série de pequenas biografias de artistas e escritores locais. Fico pensando em como a mente desse carioca decodificou este livrinho. Deve ter se identificado com algumas das personalidades ali expostas, ou, quem sabe, até ficou surpreso pelo fato de uma cidade tão pequena ter dado tantos artistas, alguns do naipe de Sivuca e Vladimir Carvalho. Isso me fez lembrar de um detalhe: a leitura de uma obra literária, às vezes desperta pensamentos e emoções que nem passaram pela cabeça de quem escreveu. Cada leitor, por assim dizer, é um pouco autor do livro que está lendo. Sendo assim, um livro jamais será lido da mesma forma por duas pessoas.

Daqui a cem anos, os bisnetos do meu prezado leitor Major Marcos Oliveira talvez descubram esse livrinho em sua biblioteca e, por curiosidade, folhearão suas páginas amareladas pelo Tempo Rei. Eu fico aqui imaginando a opinião do futuro, como estou fazendo digressões sobre as impressões do Major a respeito do meu trabalho. Quem escreve livros ou posta mensagens na internet, sabe que a posteridade nos olha. Na verdade, quem está nessa grande rede de computadores faz história o tempo todo, é ou não? É como se cada instante de nossas vidas que a gente posta nas redes sociais, por exemplo, se transformasse em História. Pedaços de vidas comuns que um dia irão influenciar, de alguma maneira, aos que ainda não nasceram. Mas, isso já é outra história.

Obrigado, Major, pela delicadeza de ter lido meu livro e enviado o registro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário