quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Biu Pacatuba entrou no debate ideológico entre candidatos a Presidente

Xilogravura de Josafá de Orós para o livro "Biu Pacatuba"

Marina, aquela ambientalista que quer ser presidente do Brasil, disse que Chico Mendes era da elite nacional, o que causou rebuliço na mata. O sindicato dos agricultores de Xapuri, terra de Chico Mendes, soltou uma nota rebatendo a fala de Marina. Esclarecem que Chico Mendes foi sindicalista e não ambientalista. “Isso o coloca num ponto específico da luta de classes que compreendia a união dos Povos Tradicionais (Extrativistas, Indígenas, Ribeirinhos) contra a expansão pecuária e madeireira e a consequente devastação da Floresta. Essa visão distorcida do Chico Mendes Ambientalista foi levada para o Brasil e a outros países como forma de desqualificar e descaracterizar a classe trabalhadora do campo e fortalecer a temática capitalista ambiental que surgia”, argumentam os sindicalistas acreanos.

No final da nota, que foi divulgada em todo o Brasil através das redes sociais, o Presidente do Sindicato, José Alves, depois de mencionar o assassinato de 23 lideranças camponesas no Brasil, só em 2014, pede “Reforma Agrária que garanta a cultura e produção dos Trabalhadores Tradicionais e a União dos Povos da Floresta.”


O documento foi divulgado pela Comissão Pastoral da Terra através de sua Secretaria Nacional em Goiânia, Goiás, que finda a mensagem com citação do meu cordel “Biu Pacatuba, um herói do povo brasileiro”. Eis a estrofe:

 

“O sistema só tolera

Dois tipos de componentes:

Os tiranos que exploram

E os subservientes.

Os que lutam por justiça

Serão sempre dissidentes.”


Este cordel ganhou o Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel em 2011, do Ministério da Cultura. Já está em sua segunda edição que lançarei no dia 19 de setembro, na Câmara Municipal de Itabaiana. A xilogravura da capa é de autoria do gravurista cearense Josafá de Orós, da terra do Patativa. Nessa mesma noite, o próprio Josafá estará presente, com exposição do seu projeto ““Paraíba Grandes Nomes: A Xilogravura e o Cordel, Apresentando Importantes Personalidades do Estado”, ocasião em que doará o painel de Zé da Luz ao Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e outro sobre Sivuca que será ofertado à Secretaria de Cultura de Itabaiana.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário