sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Noite do cinema itabaianense no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar

Cena do documentário "Aboio"

Marcada para o dia 10 de agosto, às 20 horas, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar em Itabaiana, a Mostra de Documentários promovido pelo Cineclube Vladimir Carvalho. Na ocasião, serão exibidos os filmes “Feminino Plural”, de Fábio Mozart, com direção de Rodrigo Brandão, apresentando Das Dores Neta e Adriana Felizardo no elenco, e “Bem me quer, mal me quer”, filme de Marcos Veloso com Jacinto Moreno. Os dois curtas foram produzidos com apoio do núcleo de audiovisual do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.

O ator e documentarista Jacinto Moreno apresenta seu último trabalho, “Caminhante”, com assistência de direção de Marcos Veloso e música de Fábio Mozart e apresentando a atriz Cida Melo. 

Na sequencia, será exibido o curta metragem “Aboio”, documentário produzido por 20 jovens capacitados pelo projeto de audiovisual Janela do Mundo na cidade de São José dos Ramos, focando a cultura do aboio, canto tradicional dos vaqueiros da região. Durante a primeira metade do século XX, Itabaiana, no agreste paraibano, foi um dos maiores entrepostos de comércio de gado no Nordeste. A cultura em torno da criação bovina marcou a zona rural do município, inclusive o distrito de São José, que somente no final do século foi elevado à condição de cidade. São José dos Ramos tornou-se conhecida como a terra dos aboios, por ser comum os vaqueiros do lugar tangerem a boiada para os pastos ou para o comércio em Pernambuco ao som da melancólica poesia de canto original.

Fechando a Mostra, será exibido o documentário “Sertanejo, quem te ensinou a nadar”, com roteiro de Fernando Mariz e direção do também paraibano Beto Quirino que nos últimos anos participou de novelas como Cordel Encantado, Duas Caras, da mini-série Amazônia, do filme Central do Brasil entre outros. Na ocasião, Beto Quirino fará breve introdução ao filme. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário