domingo, 4 de agosto de 2013

Amigos da Rainha” comemora 36 anos exaltando a cultura popular

Cavalo Marinho Boi de Ouro

A Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba – Sarvap, completará 36 anos de fundação no próximo dia 24 de agosto na cidade de Itabaiana, ocasião em que promoverá o 1º Cortejo de Bois de Reis na Praça Epitácio Pessoa para comemorar a data e lembrar o Dia do Folclore. A entidade, que é mantenedora do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, também aproveitará o evento para entregar Diploma de Honra ao Mérito Cultural a Mariah Marques, gerente operacional de Arte Popular da Secretaria de Cultura do Estado.

O Cortejo de Bois será aberto com o Cavalo Marinho Boi de Ouro, de Pedras de Fogo, e o Boi Reciclado, do Mestre Charles, de João Pessoa, que ministrará oficina de percussão no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar nos dias 10, 11, 17 e 18 de agosto, dentro do Projeto “Cavalo Marinho do mestre Ciço”, com patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, da Secult.

O Cavalo Marinho Boi de Ouro, de Pedras de Fogo, é mestrado por João Cesário Venâncio, conhecido como Mestre Araújo, que tem 83 anos e começou a brincar Cavalo Marinho aos 16. Seu Cavalo Marinho Boi de Ouro foi criado há 20 anos. Mestre Araújo é também Mestre de Mamulengo e artesão. É ele quem constrói os animais e máscaras do Cavalo Marinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário