terça-feira, 16 de abril de 2013

Projeto “De janelas e luas” em Itabaiana - Relato da atriz Mayra Montenegro


Terceira viagem do Projeto "De Janelas e Luas" com o patrocínio do Programa de Cultura do Banco do Nordeste / BNDES - Edição de 2012.

Destino: Itabaiana - PB. Terra de José Lins do Rego, de Sivuca, do compositor Adeildo Vieira, da atriz Palmira Palhano, de Jessier Quirino (que nasceu em Campina Grande, mas diz que foi adotado por Itabaiana).

Sílvia Rodrigues, na produção e na direção, nos leva em um carro alugado. Dessa vez decidimos não confiar no GPS e nos guiar pelo mapa conseguido na internet, nas placas na estrada e, principalmente, nas informações que as pessoas generosamente nos davam pelo caminho.

O contato com o ser humano é o que tem sido mais encantador em nossas viagens (até então). Não encontramos nenhuma pessoa na estrada que não fosse prestativa. Elas param o que estão fazendo, levantam-se de suas cadeiras, e se preocupam em nos ensinar o caminho. Divirto-me imitando o sotaque, os timbres diversos, a forma de ser e de se expressar de cada um. Cada ser é único, por isso é belo.

É bem verdade que alguns 'enfeiam' suas almas com grosseria, prepotência, má educação, falta de respeito...falarei sobre isso mais adiante.


Nossas viagens são sempre "com emoção". Erramos algumas  entradas, a noite chegava e a estrada tinha pouca ou nenhuma iluminação. Mesmo assim, chegamos em Itabaiana no horário combinado. Às 19h30 começamos a oficina.

A cada cidade, Silvinha vai ficando mais presente nas oficinas, e tem trazido uma contribuição enorme. Voz é Corpo. Isso eu já sabia, e sempre procurei trabalhar nessa perspectiva. Mas ter uma bailarina/capoeirista ministrando a oficina junto comigo é outra história! Pense numa "dupla dinâmica"! O que ela tem trazido de soltura corporal, movimento, equilíbrio, energia, jogo, etc...vai muito além do meu conhecimento e experiência. E aí as pessoas das cidades saem ganhando, porque a oficina passar a trabalhar o ser por inteiro, tudo "junto e misturado": corpo-voz-energia-ação, um ator pronto para entrar em cena.

Fomos recebidas pelo pessoal do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Agradecemos muitíssimo o carinho e apoio de todos, principalmente de Edglês Gonçalves, que fez tudo que podia para que estivéssemos ali. O grupo de teatro está parado, assim como em Nova Palmeira (a cidade que visitamos anteriormente). Eles possuem o desejo de continuar, mas não sabem como. Um deles me disse que chegaram a ensaiar até na cisterna de sua casa!

Claustrofobia no hotel! Quarto e banheiro minúsculos...e nenhuma janela!...Como sobreviver? Noite difícil... Manhã de alívio, café da manhã gostoso, oficina muito proveitosa.


A oficina foi curta (como todas têm sido, infelizmente não há como ser diferente), mas intensa. O encerramento foi lindo...cantamos, dançamos, trocamos olhares, vida, energia...Achei que tivesse colocado pra filmar, mas o encerramento não foi filmado. Segundo Silvinha, as coisas mais significativas a gente só vivencia e guarda na memória. Elas geralmente não são registradas pela tecnologia.


Ouvi mais de uma vez, e de mais de um deles, a seguinte frase: "Itabaiana já teve tudo, e agora não tem nada". Acho que não é bem assim... Acho que Itabaiana tem tudo, mas talvez não dê o devido valor ao que possui.


Queria que meus olhos fotografassem ou filmassem esses dias. A Igreja matriz é belíssima. A tradicional bolacha rainha é maravilhosa. Na loja do Mangaio dá vontade de levar tudo: sinos, chocalhos, apitos, estilingue, tamboretes, sandálias e chapéus de couro... Queria que meus ouvidos gravassem o som do trem passando, dos bois, das conversas nas calçadas.

Queria ter registrado o momento belíssimo vivenciado no final da oficina. Queria ver os artistas que conheci sendo valorizados e desejo voltar em Itabaiana em um outro momento, e ver um grupo de teatro ativo, com o apoio de toda a cidade.


3 comentários:

  1. Fabio Estou com meu neto João para expor aquela duvida no envio dos comentários.

    ResponderExcluir
  2. Fabio: estou tentando acertar enviar comentário


    Lourdinha

    ResponderExcluir
  3. Fabio: A maneira de conseguir aprovação é enviar meus comentários como "anonimo".
    Um abraço de Lourdinha Luna

    ResponderExcluir