domingo, 7 de abril de 2013

DO BLOG Arte Vida


Mulheres são homenageadas, e escritor lança livro que fortalece a história de Itabaiana

Rose luna (esquerda), e Margarete Lígia Santiago.
Foi realizada nesta sábado (06/04) na Câmara dos Vereadores em Itabaiana, a solenidade de entrega do Prêmio Leonilla Almeida de 2013, as mulheres agraciadas que se destacaram no cenário itabaianense foram, Rose Luna e Margaret Lígia Santiago Bandeira.

O Prêmio Leonilla Almeida é concedido anualmente pela Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, e tem o objetivo de tornar notável algumas mulheres paraibanas que pela sua intrepidez, combatem os preconceitos, lutando pelo bem comum e uma sociedade melhor. 
Esse prêmio lembra a itabaianense Leonilla Almeida, que teve seu nome registrado na história das lutas populares no Brasil nos anos 30, ela foi uma combatente revolucionária, presa em 1935 na Ilha Grande, no Rio de Janeiro, juntamente com seu esposo Epiphanio. 

O prêmio é uma forma de preservar a memória dessa mulher corajosa e sonhadora, que lutou pela igualdade entre as pessoas, quando fez frente à ditadura do Estado Novo. Seu perfil foi destacado no romance "Memórias do cárcere", do escritor alagoano Graciliano Ramos.

Arnaud Costa
Esta noite foi de recordações, onde a cultura e a história ganharam um espaço através da eloquência de todos que discursaram. E nesta data memorável o escritor e jornalista Arnaud Costa, aproveitou o ensejo para lançar o seu livro “FATOS PITORESCOS DO FUTEBOL”. 

Arnaud Costa (foto ao lado) é um homem que tem o seu trabalho reconhecido no âmbito cultural, e agora entra com uma sublime intensidade para a história, escrevendo um livro que vai servir de estudo pra diversas gerações.

O escritor manifestou a sua satisfação recordando os tempos de outrora; e em meio as suas palavras, demostrou o seu carinho pelo amigo Nó Almeida, e finalizou o seu discurso com expressividade agradecendo a todos que participaram.

Texto: George Mendonça

Texto: George 

Um comentário: