sábado, 3 de outubro de 2015

Ponto de Cultura Cantiga de Ninar participa de roda de conversa sobre literatura de cordel em João Pessoa




O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, através do coordenador do Núcleo de Literatura, Fábio Mozart, esteve presente em roda de conversa com poetas cordelistas, pesquisadores e técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, onde foi debatido o registro da Literatura de Cordel como Patrimônio Imaterial do Brasil. O evento ocorreu nesta sexta-feira, 02, no Museu São Francisco, no centro histórico de João Pessoa.

A reunião foi conduzida por Rosilene Melo, do Iphan, com vários poetas cordelistas presentes, entre eles Sander Lee, Presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, Lorena Alysson e Heleno Alexandre, de Sapé. 

Em 2010, o Iphan recebeu o pedido de Registro da Literatura de Cordel como patrimônio cultural de natureza imaterial, apresentado pela a Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC, pedido este julgado pertinente pelo Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan e pela Câmara de Patrimônio Imaterial do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. A partir desse aval, o processo de Registro encontra-se apto para passar à fase de instrução técnica, quando são produzidas e sistematizadas informações sobre o bem cultural, com vistas ao seu reconhecimento e titulação como Patrimônio Cultural do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário