sexta-feira, 12 de junho de 2015

Histórias de sábado

Lendo o livro de contos “Histórias de sábado”, coletânea do Clube do Conto da Paraíba, cortesia do meu confrade Carlos Cartaxo, um dos contistas presentes na obra. Já li contos do conterrâneo André Ricardo Aguiar, André R. Dias, Antonio Mariano e Carlos Cartaxo.

André Ricard (foto)o com duas histórias fantásticas, cheias de simbolismo. Um cara que casou com a Medusa, o primo que morre e recebe bilhete da prima também morta e o sujeito que vivia numa casa de bonecas. Os outros autores já lidos apresentam trabalhos consistentes, com variações de qualidade, normais em coletâneas.

Cláudio José Rodrigues surpreende com um conto de desfecho inesperado. Há tempos que não lia um conto com essa técnica narrativa. A história do homem que compra um carro fúnebre é um rudimentar e mínimo Edgar Allan Poe, de apenas uma página. Carlos Cartaxo se manifesta um contista em formação. Vai, por certo, aparar as gordurinhas e produzir com mais condensação, se continuar a escrever contos. O extrato é o corpo ideal do conto.

Os demais autores estão se apresentando agora, com suas capacidades de representação, seus assombros, ironias e sutilezas. O livrinho é uma mostra da qualidade da literatura que se produz na Parahyba do Norte. Fica aqui um mistério: quem lê esses bons autores? Essas narrativas extremamente imaginosas e bem elaboradas saem de um grupo de mentes privilegiadas que se reúne para discutir literatura e ler entre si o que produzem. E todos nós, leitores, morrendo de vontade de levar esses escritos para que outras pessoas conheçam nossa boa literatura. O que fazer?

Em Itabaiana, o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar adotou esse objetivo de tentar levar o livro principalmente ao público jovem. Nosso projeto Livro na Feira quer também ir para as escolas, divulgar livros como esse do Clube do Conto da Paraíba e estimular o amor à palavra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário