quinta-feira, 4 de junho de 2015

Educação urgente, antes que nos emburremos todos!





Em Luanda, os alunos levam cadeiras para estudar nas escolas. Difícil estudar nessas condições. Lembrei do tempo distante quando comecei a estudar em Timbaúba, aos sete anos de idade. Levava também um tamborete, caderno, lápis e borracha na cabeça todos os dias. 

A dinâmica da vida, e não o esforço inicial para conhecer as primeiras letras, me deixou sem completar os estudos. Nem terminei o segundo grau. Lembrei disso ontem, na copiadora, onde rodava convites para lançamento do livro “Homenagem a Violeta Formiga e outros escritos”, de Jandira Lucena, que acontece neste domingo, dia 7, às 20 horas na Câmara de Itabaiana. O rapaz que fazia a arte me perguntou se eu era professor. “Nem aluno eu fui que prestasse”, respondi. 

Pertenço a uma classe que sofre desrespeito por não ter conseguido arrumar um diploma. Faço jornalismo, radialismo e outros ismos sem ser habilitado, por isso me chamam de charlatão. O boom dos blogs fez surgir um monte de gente que pretende ser jornalista, mas não alcança o sentido das palavras nem sua maneira correta de ser escrita. São quase analfabetos que mandam ver em seus blogs e nas emissoras de rádio. Nós, que não temos diploma, somos nivelados por essa turma.
Sem querer polemizar, acho que as universidades também despejam pessoas sem nenhuma capacidade comunicacional no mercado. Gente que acha que “o problema do terceiro mundo é a superabundância de necessidades”, ou considera que “os egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor”. Sonsinho, um menino estudante de física, aposta que “a principal função da raiz é se enterrar”. 

Recebi uma matéria assinada por estudante de comunicação da UFPB que comprova a teoria de Sonsinho, segundo a qual nervo ótico serve para transmitir idéias luminosas ao cérebro. A moça acaba de receber seu diploma de jornalista. Outro, um gordinho sinistro cuspidor de microfone, vive feito surfista, na crista da onda, primeiro lugar no Ibope, sem nenhum problema de vergonha na cara ao falar em rádio/TV e escrever no seu blog. Mas, esse não tem diploma, é apenas um malabarista do circo da picaretagem. Não me representa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário