sábado, 14 de dezembro de 2013

Boi dos Inocentes é campeão do 1º Cortejo de Boi Bumbá de Itabaiana

Boi Furacão
Arena da Praça recebeu os brincantes
A Praça Epitácio Pessoa viveu mais uma noite de cultura popular, com a realização do 1º Cortejo de Boi Bumbá, promovido pelo Projeto Cavalo Marinho do mestre Ciço, com apoio do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana. O evento ocorreu nesta sexta-feira, 13, onde se sagrou campeão o Boi dos Inocentes, vindo a seguir o Boi Águia de Ouro, Boi de Nair, Boi Reciclado e Boi Furacão. Encerrando a noite dos bois, exibiu-se o Cavalo Marinho Boi Maneiro da cidade pernambucana de Itambé. 

Os vencedores receberam troféus, medalhas e premiação em dinheiro. A Comissão Julgadora foi formada pela folclorista Jandira Lucena, a psicóloga Margareth Bandeira, o poeta Orlando Otávio e o professor Severino Lourenço. 

O projeto "Cavalo Marinho do mestre Ciço" é patrocinado pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos - FIC, da Secretaria Estadual de Cultura. 

(Fotos: Rosival Silva)


Comissão julgadora


Ganhadores exibem os troféus

Boi Reciclado



Jovens brincantes renovam o folguedo

Um comentário:

  1. Fico feliz em ver que Itabaiana começa resgatar seu potencial cultural após um tenebroso período de descaso a arte popular do povo. O folclore é uma das manifestações mais rica e mais criativa do Brasil, nós nordestino somos mestres no assunto e, nossa querida Itabaiana historicamente tem sua parcela de participação nessa cultura popular.
    Nós, itabaianenses mais antigo somos testemunhas viva da representatividade de nossa terra no mundo das artes, temos vários exemplos que estão sendo resgatado e apresentado em crônicas, poesias e livros, para que a juventude através dos meios de comunicação atual e/ou nos bancos escolares, vejam, leiam , se orgulhe e se interesse para trilhar o caminho da cultura.
    Certo dia lendo uma crônica muito bem escrita pelo jovem itabaianense Herivelto Felix onde ele questionava a cultura me deixou triste. O teor da crônica se baseava na seguinte pergunta, “ Que cultura tem Itabaiana que tantos exaltam? Naquele momento, realmente, o Município atravessava uma crise anti-cultural vergonhosa, a visão do jovem só poderia ser essa mesmo, ele tinha toda razão e a colocou no momento oportuno. Na ocasião fiz um comentário, tentei mostrar o histórico do passado justificando o “Porque” dizíamos que Itabaiana era cultural. Hoje vendo esse evento, sinto renascer a esperança de ver os jovens manter viva essa cultura do Boi Bumba.
    Parabenizo todos os organizadores do evento e bem sei que o amigo Luciano Marinho junto com Margareth, Fabio Mozart, Orlando Otavio e toda equipe irão realizar muito outros.
    Eu como Itabaianense e como povo, só resta agradecer
    Obrigado
    Orlando Araujo.

    ResponderExcluir