terça-feira, 10 de dezembro de 2013

ARTISTAS DE ITABAIANA – Rui Almeida

Ronildo Otávio de Oliveira, conhecido por Rui Almeida, nasceu em 15 de fevereiro de 1930 em Campo Grande, Itabaiana, filho de Odilon Otávio de Oliveira e Anália Félix de Oliveira. Do pai herdou a arte de criar peças de chapéu de couro, gibão, selas para cavalos, bolsas, cintos e outros assessórios. É considerado o maior artesão coureiro de Itabaiana, cidade que foi, por sua vez, o mais importante centro coureiro da Paraíba, com sua feira de gado, seu curtume e sua indústria de artefatos de couro em plena efervescência desde o começo do século vinte até os anos 1970.

Primo legítimo do mestre Sivuca, Rui Almeida foi vereador durante os governos dos prefeitos Hugo Saraiva e Everaldo Pimentel, de 1964 a 1969. Grande folião, foi fundador da União dos Artistas e Operários de Itabaiana, sócio do histórico Clube Carnavalesco Taiobas e incentivador do carnaval tradição. Como seleiro, foi mestre dos maiores artesãos do couro, citando Neco Minervino, Tonzinho, Pedro Nicássio, seu primo Clóvis Almeida e Daciano Alves de Lima, cunhado do poeta Zé da Luz.

Rui Almeida, como artesão do couro, é um autodidata que cria suas próprias peças. Nos anos 1970, iniciou a fabricação de bolsas, por falta de mercado para a selaria. Suas bolsas eram vendidas no Mercado de São José, no Recife, e de lá para o mundo. O artista agrega valor às suas peças com originalidade e bom acabamento, caindo no gosto dos turistas estrangeiros, atraídos pelo estilo, qualidade e exclusividade. 
(Do livro ARTISTAS DE ITABAIANA, de Fábio Mozart)



Um comentário:

  1. Rui Almeida é meu pai herói! Com 83 anos ainda está na labuta e sonha com um futuro melhor, Sonhador e artista possui uma veia artística que nunca vai apagar... Fábio obrigada pela sensibilidade de retratar meu pai! Um abraço amigo

    ResponderExcluir