terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Atriz itabaianense faz sucesso com peça teatral sobre conflito familiar

Margarida Santos, Monica Macedo e Palmira Palhano

A atriz Palmira Palhano, de origem itabaianense, faz parte do elenco da peça 'Anáguas', com texto de Lourdes Ramalho e direção de José Maciel. Ela divide o palco com Mônica Macedo e Margarida Santos. Três mulheres (a Mãe - Maria das Graças; a filha considerada o esteio da família - Maria Exaurina e a filha mais nova que é considerada a última dentre as últimas - Maria Cândida), lutam, cada uma à sua maneira, para se manterem fieis aos seus princípios. Para isso são capazes de passar por cima de seus próprios egos, liberando o que há de mais cruel no ser humano. Conflitos, desarmonia, egoísmo, injustiças, condenação e alta condenação permeiam o espetáculo do início ao fim, onde essas três mulheres mostram também suas fraquezas e se apoiam em seus próprios seios familiares, diz a sinopse do espetáculo.

Palmira Palhano afirmou, em depoimento no blog da peça: “Comecei a fazer teatro em uma cidade do interior da Paraíba chamada Itabaiana. Fui levada para o Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana – GETI, através de meu irmão mais velho, Roberto Rodrigues Palhano. Nesse período, teatro para mim era uma forma de diversão. Éramos pobres e só existiam duas opções possíveis,  a outra era fazer parte de algum grupo da igreja católica. Após quinze anos distante dos palcos, com dois filhos, um casamento de vinte anos e sobrevivendo do meu suor, como professora de artes, e com toda dignidade possível eu volto ao teatro”.

A montagem de “Anáguas” recebeu patrocínio do Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de João Pessoa, com a Cia. Oxente de Atividades Culturais. Cenografia de Jacinta de Lourdes, plano de luz de Edilson Alves, música original de Angélica Lacerda, Marcos Fonseca e Misael Batista, produção executiva de Jamil Richene. A peça ganhou o prêmio de melhor direção no II Festival Nacional de Teatro de Floriano, no Piauí.




Nenhum comentário:

Postar um comentário