quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Mestre da inserção social


“A difícil passagem de um professor para a condição de Educador é virtude rara, conquistada por poucos. Exige afeto, profundo senso de responsabilidade social e visão humanista da existência”. - Ciro Pirondi

Esse professor é meu compadre Biu Lourenço, estimado mestre das matemáticas, físicas e robóticas. Um certo e determinado dia, ele ligou pra mim:

--- Fábio, estive pensando: em que posso ajudar o Ponto de Cultura? Acho o trabalho de vocês muito interessante e na linha de minha filosofia de vida que é auxiliar as pessoas a acenderem suas luzes próprias e seguirem em frente na vida em busca do sucesso pessoal.

Eu prontamente respondi:

--- Compadre velho, ajude com o que você sabe fazer. Tem a história do monge pobrezinho e meio burrinho que não sabia fazer nada. Jesus foi, em pessoa, visitar os monges, e cada um deles exibiu suas melhores performances. O intelectual mostrou suas obras, o artista pintou seus quadros, o compositor exibiu suas melodias. O monge humilde só sabia fazer malabarismo com três laranjas, e foi o que fez na presença do Mestre. Jesus se comoveu com o seu humilde servo e preferiu a simplicidade do seu saber em contraponto à ciência dos demais.

Claro que a história que contei não tem nada a ver com a conversa, mas na hora pensei que tinha. Professor Biu tem um tesouro para oferecer e de graça, que as coisas realmente valorosas não têm preço. Ele pratica a pedagogia da generosidade. Ensina a quem quiser, é ponto de partida para rapazes e moças que não podem pagar cursinhos e gostariam de concorrer em provas públicas para emprego. Já ajudou muitos a ingressar no serviço público através de concurso. O trabalho desse professor, sua participação direta ou instrumental no sucesso profissional de tantos em Itabaiana já merece um reconhecimento público.

Falando nisso, e sem ter nada a ver, outro dia estava eu conversando com meu compadre, o senador Idalmo da Silva, professor aposentado de História, foi quando ele se saiu com essa: “fui professor durante 35 anos e pude observar quatro tipos de pedagogia, que são a alienação pedagógica, o imediatismo pedagógico, o cinismo pedagógico e o populismo pedagógico”. Por essas e outras, professor Idalmo foi expulso de uma só vez dos colégios Estadual de Itabaiana, Nossa Senhora da Conceição e Colégio Técnico Comercial Dom Bosco.

Voltando ao professor Biu, ele bateu o martelo: vai botar banca no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar para ensinar para concurso. Começa domingo que vem, dia primeiro de dezembro. Quem estiver interessado, procurar dona Cassiana Roque à tarde na sede do Ponto, na Rua Coronel Firmino Rodrigues, 107. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário