sábado, 4 de maio de 2013

Entidade cultural reúne brincantes para festival folclórico



Tribo indígena no carnaval de Itabaiana

A Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba – Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, promove amanhã (5) reunião com brincantes do boi de carnaval e caboclinhos com vistas à organização do 1º Festival de Bois de Carnaval de Itabaiana, que acontecerá no final deste mês. A reunião está marcada para 10 horas, na sede do Ponto de Cultura, na rua Coronel Firmino Rodrigues, 107, ao lado da Loja Maçônica.

Segundo os organizadores do Festival, a tradição da cultura de raiz pode estar com os dias contados. A principal queixa dos brincantes é que a nova geração desconhece os grupos folclóricos de raiz existentes na cidade, e, com a morte dos fundadores, os grupos podem deixar de existir, ficando apenas restritos a um acervo. Caboclinhos, bois de carnaval e o coco de roda, que são manifestações culturais da região, cada dia perdem força na comunidade. “Em vista desse problema, o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar está realizando o Festival de Bois para manter viva a cultura popular de raiz”, disse Jandira Lucena, proponente do projeto que será patrocinado pelo Fundo de Incentivo á Cultura Augusto dos Anjos da Secretaria de Cultura do Estado.

Para o ator Ed Gonchá, que cursou oficina de cultura popular em João Pessoa, o conteúdo da cultura de raiz deveria ser tratado em sala de aula.  “É nosso dever levar a tradição adiante”, disse ele.

VOTO DE APLAUSOS

O vereador Geizimar Rodrigues, o Preto, informou que estará apresentando no plenário da Câmara Municipal de Itabaiana, no dia 7 de maio, voto de aplausos para o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar “pelos relevantes serviços prestrados à cultura e à educação da cidade”.

A Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública municipal e estadual, que atua na cidade de Itabaiana (PB) com programas sociais e culturais.

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar faz parte da ação prioritária do Programa Cultura Viva, como iniciativa desenvolvida pela sociedade civil, em convênio com o Ministério da Cultura (MinC), por meio de seleção por editais públicos. Como Ponto de Cultura, fica responsável por articular e impulsionar as ações que já existem nas comunidades. O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar recebeu equipamentos do Minc em 2009, sobrevivendo desde então com ajuda de colaboradores e voluntários reunidos no Clube dos Amigos do Ponto de Cultura.


www.tribunadovaleonline.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário